30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Amambai: Associação Mãos que Produzem Arte tem presidente interina

- Publicidade -

18/02/2018 12h30

Tusnelda Stein assume de forma forma interina, o cargo de presidente deixado por Lili Krugger, que precisou se afastar por motivos de saúde. Lili foi uma das pioneiras na associação, que comandou por cerca de quatro anos

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Após quase quatro anos a frente da Associação Mãos que Produzem Arte, a agricultora familiar, Lili Krugger, deixou o cargo de presidente na última quarta-feira (14). A entrega do cargo se deu por problemas de saúde e aconteceu de forma simbólica na sede da associação.

Até a votação para a escolha da nova diretoria que deve acontecer após 100 dias da realização de assembleia para escolha das chapas, que acontece no dia 5 de março, a agricultora familiar, Tusnelda Stein assume de forma interina a presidência da associação.

Sentimento de dever cumprido

Lili foi uma das precursoras e conta que quando assumiu a associação há cerca de quatro anos, eram em apenas quatro associadas. “Começamos com apenas uma DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que dividíamos para quatro pessoas, tínhamos um lucro de R$ 280,00 por pessoa (…) naquela época tive que praticamente implorar para que ficassem e tentassem um pouco mais, depois de três anos, tínhamos até fila de espera para entrar para a associação”, recorda Lili.

Ela ainda afirma ainda que deixa o cargo de presidente com o coração em paz e com o sentimento de ter cumprido tudo o que lhe foi incumbido. “Saio da presidência hoje com o coração cheio de orgulho e com o sentimento de dever cumprido, porque quando entramos nessa associação, ela estava quebrada, cheia de dívidas e hoje, consigo ver que todo o nosso trabalho valeu a pena”, disse. E concluiu com lágrimas rompendo os olhos: “Aqui, eu pude formar uma segunda família e eu sou muito grata a cada um de vocês, que me ajudaram a fazer essa associação se tornar o que ela é hoje, eu sei que não fiz sozinha”.

Apesar de ter deixado o cargo, Lili continuará trabalhando na associação

O que é a DAP?

A DAP é a principal ferramenta de identificação do agricultor familiar. Por meio dela, é possível ter acesso às ações que beneficiam e aprimoram as atividades diárias do agricultor.

Na associação Mãos que Produzem Arte, os 10 associados possuem a DAP, porém, a associação não trabalha com todas. “Neste semestre estamos trabalhando com cinco DAP’s, ou seja, todos nós trabalhamos e lucramos igualmente, mas as notas fiscais dos produtos que produzimos saem no nome destes seis agricultores, no próximo semestre, nós usaremos as Dap’s dos outros agricultores, para que as notas saiam em seus nomes”, explicou a nova presidente da associação, Tusnelda Stein.

Produção entregue na merenda escolar

Os 10 sócios juntos produzem pão caseiro, pão caseirinho, cucas, bolos e biscoitos, que agora também fazem parte do cardápio dos alunos dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Amambai (Reme).

Para este semestre, a associação ficou incumbida de produzir para a merenda escolar mais de 2.200 kg de bolo, 960 kg de biscoito, 3.156 kg de pão, 2.344 kg de pão caseirinho, além de mais de 240 kg de cuca.
“Ficamos muito felizes em ver que nossos produtos são bem aceitos pelos alunos e queremos dar continuidade a este trabalho, prezando sempre pela qualidade do que colocamos na mesa dos nossos alunos”, disse Tusnelda.

Membros da associação em frente a sede da entidade, que teve sua reforma inaugurada em 2016 / Foto: Arquivo Pessoal

Lili Krüeger, presidente da Associação Mãos que Produzem Arte por cerca de quatro anos -/ Foto: Moreira Produções

A associação conta hoje com 10 membros / Foto: Moreira Produções

Os 10 sócios juntos produzem pão caseiro, pão caseirinho, cucas, bolos e biscoitos / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-