31.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Gestora da Coordenadoria da Mulher, Rhaissa, é voz das amambaienses

- Publicidade -

08/03/2018 10h03

Há um ano que assumiu cargo vem realizando diversos trabalhos em prol das mulheres amambaienses

Fonte: Redação

Amambai (MS) – A mulher amambaiense vem encontrando força para lutar por seus direitos e a administração municipal vem ao encontro com essa luta, dando o controle dessa situação para uma coordenadoria específica, a Coodenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Amambai.

Antes gerida por Adélia Pereira e por Zélia Borges, a Coordenadoria tem hoje a sua frente a advogada Rhaissa Espíndola Siviero Olmedo, de 30 anos, esposa do delegado da Polícia Civil de Amambai, Mikaill e mamãe do Francisco.

Rhaissa assumiu a coordenadoria, mesmo trabalhando em sua área, no dia 22 de fevereiro de 2017. Segundo ela, sem conhecer muito sobre o assunto, aceitou esse grande desafio, determinada, tendo encontrado na pesquisa e participação em cursos e encontros o aprofundamento nas questões da mulher.

A gestora conta que encontra em Amambai atualmente a sororidade, onde as mulheres estão se olhando, se reconhecendo, cuidando uma das outras e essas são conquistas que não há como retroceder.

“Hoje a mulher precisa ter onde buscar ajuda, ela pode estudar, trabalhar, se qualificar e pode ser o que ela quiser ser, sem ser julgada por isso, é para isso que lutamos juntas”, afirma.

Para ela, a Coordenadoria demonstra o compromisso da Prefeitura Municipal com as mulheres, mostra que o município está inclinado a solucionar os problemas que as mulheres sofrem no dia a dia.

Já o mês de março, é para Rhaissa momento de olhar para trás e ver todas as conquistas que já tiveram, o voto, estudar sem autorização, os cargos de poder e o respeito, e olhar para frente pensando nas conquistas que ainda virão. “Tem muita coisa para ser conquistada ainda, esse é um momento de parar, respirar, refletir e criar mais força para a luta”, conclui.

Coordenadoria

A Coordenadoria trabalha em torno de quatro eixos: a saúde da mulher, a geração de renda, o enfrentamento a violência doméstica e o incentivo a participação política. Cada um destes eixos oferecem atividades e serviços para que a mulher possa ter acesso a todas as medidas necessárias.

Na área da saúde, Rhaissa conta que trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferecendo campanhas e atendimentos como o Outubro Rosa; Na área de enfrentamento a violência, muitos foram os trabalhos, um deles a melhoria do atendimento por parte das polícias Civil e Militar, além dos tratamentos psicológicos oferecidos as vítimas; Na área de geração de renda muitas foram as conquistas desde o ano anterior, mas principalmente cursos oferecidos para a entrada da mulher no mercado de trabalho e o apoio a cooperativas; Por último, na área de incentivo, a gestora explica que a incentivo não é apenas para cargos políticos, mas sim para que as mulheres assumam cargos importantes, como já vem assumindo com o tempo. Ela cita nossa única vereadora, Janete Córdoba, a presidente do Lions Clube, Luzia Benites e afirma que é grande o número de mulheres que estão à frente de comércios no município.

Violência

De acordo com a advogada, muitos não conhecem a coordenadoria, mas ela fica adjunta ao gabinete do prefeito, todas as decisões sobre assuntos das mulheres no município devem ter nem que seja uma opinião da coordenadoria, mas o que ocupa 80% de seu trabalho é a violência doméstica.

No ano de 2017, a Polícia Civil recebeu 230 boletins de ocorrência derivados desse tema, em todos foram tomadas as medidas possíveis para sanar o problema e tirar aquelas mulheres da situação em que se encontravam.

Mas quando questionada se esse número havia crescido, Rhaíssa explica: “devido ao índice alto de denúncias, temos a falsa impressão de que os casos vêm aumentando, mas pelo contrário, as mulheres estão sendo tão bem atendidas, que estão indo procurar ajudar, aquelas que estavam caladas, agora sabem que podem confiar”.

Futuro

Os projetos futuros são muitos, a luta pelas mulheres nunca para, sempre há algo que ainda é necessário melhorar ou criar. Segundo a gestora, existe o objetivo de capacitar os profissionais da área da saúde para que ofereçam um melhor atendimento as mulheres que sofrem violência doméstica no município para que não haja uma revitimização.

Rhaissa também vem acompanhando de perto o Projeto Paralelo, que vem sendo realizado no Mato Grosso do Sul, onde o agressor também recebe tratamento psicológico. Seria uma terapia voltada apenas para agressores, obrigatória.

“Tratamos a mulher, mas algo continua, precisamos trabalhar a mentalidade do agressor”, explica. Segundo ela, nas cidades onde existe esse projeto, o índice de reincidência é quase nulo.

Também para este ano, já estão preparados mais dois cursos de manicure, um deles será na aldeia Amambai. O Agosto Lilás, o Outubro Rosa e os 16 Dias de Ativismo serão programações que acontecerão com o tema de saúde da mulher durante o decorrer de 2018

Programação Dia da Mulher

Para o mês de março não passar em branco, a Coordenadoria preparou e apoiou diversos eventos que acontecerão em diferentes dias. São programações que giram em torno de informação, saúde e lazer para as mulheres.

Nesta sexta-feira, 9, tem workshop na UEMS sobre a violência obstétrica, na quinta-feira, 15, acontece a entrega de homenagens na Câmara de Amambai e na sexta-feira, 23, um seminário na UEMS com palestras de mulheres representativas no estado.

No sábado, 10, acontece a programação organizada pela Coordenadoria na praça central com diversas atividades como aula de defesa pessoal, alongamento com fisioterapeuta e palestra sobre ansiedade com psicóloga. A noite acontece uma edição especial do Som da Cidade com apresentações femininas de teatro, dança, música e poesia.

Rhaissa Siviero, mulher, esposa, mãe, advogada e gestora da Coordenadoria da Mulher / Foto: Moreira Produções

Rhaissa com vereadora Janete e o prefeito Dr. Bandeira / Foto: Assessoria

Coordenadoria tem parceria com a Polícia Civil e Militar de Amambai / Foto: Moreira Produções

Serão oferecidos mais dois cursos de manicure ainda este ano / Foto: Assessoria

Programação para este sábado, 10 / Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-