16/05/2018 09h17

Semana do Brincar será realizado dia (23) de maio, em Amambai

Evento será realizado em creche e pré-escolas do município


Fonte: Redação

 
Foto: Ilustração Foto: Ilustração

O Brincar é uma das atividades mais comuns da infância. O brincar diverte, educa, valoriza, sociabiliza e influi positivamente no comportamento e na formação das crianças. A essência do brincar começa na infância, todas as crianças, desde que nascem, brincam naturalmente.

O dia internacional do brincar foi criado na 8ª conferência internacional de ludotecas em tóquio, no ano de 1999, com o objetivo de estabelecer um dia de atenção total ao outro.

Um dia relaxante, divertido, para estimular a interação entre os adultos e as crianças, promovendo assim uma relação e crescimento saudáveis de ambos. Será que isso é possível?

Os benefícios do brincar na infância

 
Foto: Ilustração Foto: Ilustração

Brincar não só diverte como também educa as crianças. Os jogos são uma ferramenta perfeita para estimular os bebês, desde que nascem. Ao brincar, a criança poderá desenvolver capacidades e despertar habilidades. O brincar traz muitos benefícios para a criança:

1- Estimula a atenção e a concentração;
2- Aumenta a memória;
3- Desperta a imaginação, a fantasia e a imitação;
4- Convida à exploração, à criatividade e ao conhecimento;
5- Cjuda a criança a expressar-se e a melhorar a sua linguagem;
6- Ajuda a criança a fazer amigos e a conviver;
7- Aumenta a auto-estima e a auto-confiança;
8- Proporciona autonomia e sentido crítico;
9- Ensina a compartir, a colaborar e trabalhar em equipe;
10- Ensina a competir de uma forma saudável.

Por que é importante brincar

Toda criança deve ter tempo para estudar, para comer, para dormir... Como também para brincar. O brincar é um direito essencial da criança. O brincar é a forma mais completa que a criança tem de comunicar-se com os seus pais e amigos, e consigo mesma. Por isso é tão importante que esta atividade também tenha o seu espaço e o seu momento durante o dia.

Para brincar não é necessário ter brinquedos caros nem mesmo os de moda. A melhor brincadeira ou brinquedo são os que convidem as crianças a explorar ou que as permitam expressar-se através do seu corpo, dos seus gestos, etc. Estimulando assim a sua criatividade e curiosidade. As melhores brincadeiras são as que não custam dinheiro e que mais divertem e chamam a atenção das crianças.

Através do brincar a criança pode aprender o que mais ninguém lhe pode ensinar. O ato de brincar lhes ensina valores morais e culturais que muitas vezes não reside nos exemplos dos pais, professores, etc. é através da atividade lúdica que as crianças se preparam para a vida.

Vem brincar de corpo e alma!

Estamos de olho no próximo ano! A semana mundial do brincar 2018 acontecerá entre os dias 20 e 28 de maio e o tema norteador para a mobilização já foi escolhido: "brincar de corpo e alma". Essa proposta da aliança pela infância é um chamado para a criança estar inteira na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser e estar no mundo.

Uma presença que pede espaço e tempo para o movimento, o gesto e o reconhecimento de seus sentidos. Como uma colcha que se tece com calma e atenção, os temas da SMB vêm se enlaçando nos últimos anos de forma sútil, mas não menos potente.

Em 2016, nos voltamos para o espaço e sua possibilidade de encantamento pelo brincar. em 2017 avançamos para o tempo e o brincar que encanta o ritmo vital da infância. em ambos tocamos o encantamento de ser e estar no mundo, nesse contínuo tempo-espaço.

Agora nos voltarmos para o corpo, um corpo que é uma construção encantada de significados. é hora de olhar para a corporeidade e a presença dos sentidos no brincar livre.

Sem precisar de muitos artefatos, a criança pode e deve sentir no corpo as possibilidades lúdicas de explorar o mundo: brincar descalça, pular corda, correr, escalar, batucar no corpo, desenhar com o corpo, se tornar imóvel, cantar, imitar bichos e lugares, ser sombra de um corpo, de ser um e se identificar com os outros.

Por isso, a ideia de trabalharmos a responsabilidade e a criatividade com o corpo. Um corpo que é patrimônio de cada um e deve ser respeitado em sua individualidade e ludicidade, deve ser nutrido com alimentos para os cinco sentidos: o paladar, a audição, o olhar, o olfato e o tato. Todos alimentos de corpo e alma.

O dia internacional do brincar celebra-se dia 28 de maio. Boa diversão!

Semed / coordenação de educação infantil: Rosimeire Tavares

Envie seu Comentário