21.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vereador solicita implantação de CRAS nas aldeias Amambai e Limão Verde

- Publicidade -

16/04/2018 21h36

A reivindicação foi feita pelo vereador Ismael Guarani Kaiowá (MDB)

Fonte: Redação

Amambai (MS) – Dizendo que a população indígena do município de Amambai tem sido prejudicada pela falta de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nas comunidades, o vereador de Amambai Ismael Guarani Kaiowá (MDB) está solicitando do poder público municipal a instalação da unidade do Cras nas aldeias Amambai e Limão Verde, localizadas no município.

De acordo com o vereador, existe nas aldeias famílias em situações de vulnerabilidade e risco social e que não têm sido atendidas pelos serviços públicos oferecidos nos Centros de Referencia de Assistência Social (Cras), devido à falta dos Centros nas comunidades indígenas. Ismael lembra que esteve visitando os Cras das aldeias indígenas localizadas nos municiípios de Dourados e Caarapó e pode observar que os atendimentos junto as comunidades têm sido sagtisfatórios.

Ismael reclama da burocracia existente e das dificuldades que os indígenas têm enfrentado para conseguirem participar dos programas sociais oferecidos pelo órgão. Ismael cita como exemplo o programa Bolsa Família, onde, inúmeras famílias têm sido impedidas de usufruírem por falta de informações precisas e pela distancia dos centros de atendimento social. “Muitas famílias que recebem benefícios como o Bolsa Família, que quando ocorre a suspensão do programa, têm que se locomoverem até a cidade e quase sempre a pé para obterem informações e, com isso, dificultando acesso aos direitos da cidadania”, ressalta o vereador Ismael.

O vereador aproveita para chamar atenção das autoridades na prestação dos serviços públicos junto às comunidades indígenas do município. “É preciso que as autoridades se preparem melhor para atender os 12 mil indígenas do município”, alerta o parlamentar.

A solicitação foi apresentada na sessão ordinária do poder legislativo, realizada nesta segunda-feira (16), por intermédio do requerimento número 029/2018.

Serviços e Programas de Proteção Social Básica ofertados nos CRAS e Centros Comunitários

• Acolhimento Social
• Acolhimento Psicossocial
• Programa de Atenção Integral à Família – PAIF
• Programa de Atenção Integral ao Idoso
• Programa socioeducativo para crianças e adolescentes de 07 a 14 anos
• Programa socioeducativo para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos
• Programas de Transferência de Renda para famílias ou pessoas de baixa renda: Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem, Pro Jovem e BPC – Benefício de Prestação Continuada para idosos e deficientes.
• Cursos e oficinas: artesanato, corte e costura, costura industrial, culinária básica.
• Serviço gratuito de corte de cabelo para as famílias referenciadas nos CRAS e Centros Comunitários.
• Serviço gratuito de solicitação de 2ª. via de Certidão de Nascimento, Casamento ou Óbito, para pessoas referenciadas nos CRAS ou Centros Comunitários.
• Programa socioambiental ‘Reciclagem Solidária’ – incentivo e promoção da prática da separação de materiais recicláveis pelas famílias referenciadas , com entrega dos materiais nos CRAS e Centros Comunitários

Os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e os Centros Comunitários, são a porta de entrada para o cidadão acessar seus direitos socioassistenciais. Seu foco de atuação é a busca pela superação das desigualdades sociais e a promoção da vida dentro do território em que está sediado.

Cabe ao CRAS e aos Centros Comunitários desenvolver e articular ações para a Proteção Social Básica, ou seja, prevenção de situações de risco pessoal e social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e acesso a direitos e pelo fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Cras instalado na aldeia Bororó, localizada no município de Dourados / Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-