20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vereadora Janete Córdoba, a força da mulher na política amambaiense

- Publicidade -

08/03/2018 10h16

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Em meio há 13 cadeiras ocupadas por homens, com seus ternos monocromáticos e suas grossas vozes, lá está ela, com suas cores vibrantes e o tradicional batom rosa, dando um pouco mais de suavidade ao ambiente, que em algumas vezes, chega a ser hostil.

Foram 941 expressivos votos, que fizeram com que Janete Córdoba fosse, em sua primeira candidatura, a vereadora mais votada na última eleição, em Amambai. E hoje, Dia Internacional da Mulher, a única mulher que compõe o Legislativo de Amambai fala um pouco de como tem sido a sua experiência.

“Realmente estamos muito satisfeitos, temos avançado bastante, conquistando bastante coisas, estamos com bons projetos, muitos deles, inclusive voltado para o público feminino, mas claro que seria muito mais fácil se tivéssemos mais mulheres lá”, afirmou a vereadora Janete Córdoba.

Ela conta que apesar da insegurança que sentiu no início do mandato por ser a única representante feminina na Casa de Leis, recebeu muito apoio dos colegas vereadores e hoje se sente confortável entre eles. “Eu não tenho problema com nenhum vereador e desde o início do meu mandato todos eles têm sido muito parceiros, desde a aprovação de projetos, matérias até mesmo em relação às dúvidas que eu tenho e que eu procuro sanar com os colegas que estão vereadores a mais tempo, mas confesso que tive um pouco de receio no começo, porém, baseada no compromisso e responsabilidade, tenho conquistado o meu espaço lá dentro”, comemora.

Participação da mulher na política

Será que na política, ainda temos um espaço fechado entre os homens? De acordo com Janete, não, isso vem mudando, e a participação política das mulheres é prova disso, seja como eleitoras (desde a década de 1930), seja como candidatas a cargos públicos, mas tal mudança ocorre a passos lentos.

“Mesmo que ainda tímida em Amambai, a presença cada vez maior de candidatas é algo fundamental para o fortalecimento da democracia, afinal, a representatividade feminina é extremamente necessária, pena que algumas mulheres não querem se envolver na política e isso é um retrocesso”, disse.

Sobre alguns comentários machistas que partem inclusive de muitas mulheres, que afirmam não votarem em mulher, Janete discorda. “Não que eu ache que mulher só deve votar em mulher, mas creio que a democracia consiste em escolhermos alguém que nos represente, que entenda e lute a nossa luta e a mulher com certeza tem isso, ela é sensível e isso faz com que ela alcance muitas coisas”, ressaltou.

Apesar de ser a única vereadora mulher e ter sobre si a responsabilidade de representar a classe, Janete ressalta que seus trabalhos são voltados para toda família. “Sei que sou a única mulher e é como se os olhos da sociedade estivessem voltados para mim por conta disso, mas eu estou ali também para lutar por toda a família e o meu gabinete está aberto a quem precisar”, frisou.

Sessão Solene em Homenagem ao Dia da Mulher

A Câmara de Vereadores de Amambai realiza, no dia 15 de março, a partir das 19h, uma sessão solene para prestar homenagens às mulheres que tenham oferecido contribuição relevante na defesa dos direitos das mulheres em Amambai. O pedido foi feito pela vereadora Janete e recebeu o apoio dos outros 12 vereadores.

Durante a sessão, serão homenageadas 13 mulheres indicadas pelos parlamentares do legislativo municipal. A solenidade tem como objetivo enaltecer o papel da mulher na sociedade e prestigiar sua participação junto à comunidade.

A solenidade contará ainda com a presença da vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, que irá contar um pouco da sua história de vida, que teve um início sofrido, mas que foi superada com muita força de vontade.

Vereadora Janete Córdoba é a única mulher no Legislativo de Amambai / Foto: Moreira Produções

Vereadora Janete Córdoba durante a sua campanha / Foto: Arquivo Pessoal

Janete ressalta que seus trabalhos são voltados para toda família / Foto: Divulgação

Vice-governadora, Rose Modesto estará participando da sessão solene em homenagem ao Dia das Mulheres / Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-