30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Carnaval é época propícia para ação de criminosos

- Publicidade -

15/02/2017 13h46

Por Amilton Saraiva

Por: Amilton Saraiva

O Carnaval é uma época festiva e de comemorações, com muitas atividades e atrações diferentes. Muitas pessoas saem às ruas com fantasias e máscaras para aproveitar os dias de folia, e justamente por isso, é necessário estar atento cada vez mais à segurança de suas casas. São em momentos de descontração como estes que os criminosos preferem agir para assaltos e roubos.

Por causa das comemorações é necessário cuidado redobrado com a entrada de pessoas na portaria, pois se não tomar cuidado a segurança do condomínio poderá ficar mais frágil. Qualquer visita ou reunião com os amigos é preciso deixar uma lista na portaria com os nomes, para que sejam melhores identificados, e mesmo assim, quando chegarem devem ser anunciados pelo porteiro. Cabe aos profissionais de portarias estar mais atentos e ser ágeis para impedir que a grande movimentação se torne um risco para o condomínio.

Muitas pessoas ainda tiram estes dias para viajarem, o que quer dizer, casa vazia e uma ótima oportunidade para ação dos criminosos. Quem irá viajar deve se precaver com atitudes que trarão ainda mais segurança domiciliar como manter a discrição e privacidade dos detalhes da viagem, como local, data de saída ou chegada. Por mais que se confie em funcionários da residência, como a faxineira ou o jardineiro, eles podem inocentemente comentar com alguém de fora, que pode não ser uma pessoa bem intencionada.

Entre os cuidados durante a ausência, é melhor não deixar evidente que a residência está vazia, uma alternativa pode ser o uso de temporizadores ou fotocélula nas lâmpadas para que elas apaguem durante o dia e acendam a noite; avisar uma pessoa de confiança, como parente, vizinho ou amigo, que estará viajando para que retire a correspondência da casa ou na portaria e cuide do local, limpando a frente e o quintal; no caso de condomínios o zelador deve ser previamente informado e o condômino também deve fazer uma autorização, caso queira que alguma pessoa, ou empregado entre no apartamento ou casa durante a ausência.

O profissional de portaria acompanha a rotina de um condomínio diariamente e certamente notará a ausência de algum morador. Por isso, é recomendável que os porteiros sejam contratados através de empresa terceirizada confiável, que ofereça um treinamento especializado de atendimento, discrição e segurança preventiva. Por ser profissional e especializada, a empresa contrata após verificar o histórico profissional e pessoal do porteiro, investigando antecedentes criminais, conduta e indicação. Porém, quando contratados diretamente no condomínio, esta contratação não dispõe destes recursos, que impeçam maus profissionais de adentrarem em um ambiente onde se deve prezar pela segurança.

Amilton Saraiva, especialista em condomínios da GS Terceirização

Foto: Divulgação

Carnaval é época propícia para ação de criminosos

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-