18.2 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

8 executivas brasileiras estão entre líderes com melhor reputação no país

- Publicidade -

27/05/2018 08h00

Acertos nas estratégias competitivas traçadas e a capacidade na escolha do corpo diretivo estão entre os pontos fortes; saiba quem são as escolhidas

Fonte: Claudia

Uma pesquisa de campo realizada entre agosto e dezembro de 2017 pela Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa), com 1698 entrevistas, revelou que o Brasil é o único país entre os 11 em que a empresa está presente em que o primeiro lugar do ranking de líderes com melhor reputação está ocupado por uma mulher.

A quarta edição da lista das 100 empresas e dos 100 líderes com melhor reputação no país traz Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, no topo. Ao lado dela estão também** Claudia Sender** (Latam, em 15º lugar), Maria Eduarda Kertész (Johnson & Johnson, em 22º), Paula Bellizia (Microsoft, em 24º), Suzan Rivetti (Johnson & Johnson, em 43º), Chieko Aoki (Blue Tree Hotels, em 45º), Maria Silvia Bastos Marques (ex-BNDES, em 85º) e Rachel Maia (ex-Pandora, em 98º). Na comparação entre as executivas brasileiras e a média do ranking de líderes, as qualidades mais destacadas delas são o carisma, a integridade pessoal, os acertos nas estratégias competitivas traçadas e a capacidade na escolha do corpo diretivo que atua ao seu lado. Luiza Helena, Claudia Sender, Paula Bellizia e Rachel Maia estiveram entre as participantes do Fórum CLAUDIA #eutenhodireito, que reuniu em março mulheres presidentes de empresa.

Na colocação geral, há um aumento relevante da presença feminina em relação à edição passada: agora figuram oito executivas, contra quatro na edição anterior. No entanto, apesar de o número ter dobrado, ainda é uma participação pouco expressiva, que reflete o comportamento do mercado brasileiro. Na Espanha, por exemplo, são 19 as mulheres listadas entre os 100 líderes mais admirados.

Metodologia

A metodologia da pesquisa inclui quatro ondas de avaliação, com 11 diferentes grupos/fontes de informação. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a U$ 40 milhões que apontam os dez líderes empresariais com melhor reputação. Para cada líder escolhido, sinalizam três fortalezas e uma fraqueza entre quatorze variáveis, que consideram visão estratégica e comercial, habilidade para atrair talento, ética, projeção internacional, inovação e boa comunicação. Esses atributos são utilizados para traçar o perfil reputacional dos líderes. A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com outros grupos, como líderes de opinião, diretores de comunicação e jornalistas de economia.

Luiza Helena Trajano: brasileira que comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-