18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Aeroportos do País passam por etapa de testes

- Publicidade -

24/04/2014 16h33 – Atualizado em 24/04/2014 16h33

Fonte: Secretaria de Aviação Civil

Os aeroportos brasileiros passaram por novo teste para a Copa do Mundo 2014 durante o feriado da Semana Santa, de 17 a 22 de abril, quando cerca de 3,5 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos brasileiros. Este valor representa um aumento de 12% na movimentação registrada no mesmo período do ano passado. Segundo avaliação da Secretaria da Aviação Civil, Infraero e Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), as operações ocorreram dentro da normalidade.

Um total de 1,08 milhão de passageiros circulou pelos três aeroportos concedidos à iniciativa privada – Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF). O montante é 16% maior que os 900 mil passageiros registrados no ano passado.

Segundo a Infraero, 2,41 milhões de pessoas passaram pelos 63 aeroportos da empresa, que ainda inclui Confins e Galeão, concedidos recentemente à iniciativa privada. Esta quantidade é 8% maior que a do mesmo período de 2013, quando foram registrados 2,22 milhões de passageiros nesses terminais.

O ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, destaca que estes resultados comprovam, mais uma vez, como o Brasil tem condições de acolher turistas, delegações de futebol e convidados para o evento. “Para a Copa não teremos nenhum problema de acolhimento, mobilidade e prestação de serviço. Temos absoluta tranquilidade que os aeroportos estão preparados para oferecer segurança e conforto a todos”, disse.

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, também demonstra tranquilidade quanto a infraestrutura aeroportuária brasileira para o grande evento de junho. “As operações nos aeroportos da rede Infraero durante o feriado da Semana Santa é mais uma demonstração de que estamos preparados para receber grandes eventos, a exemplo do que vimos na Jornada Mundial da Juventude, Rio+20 e datas como o Carnaval e Réveillon”, comemorou.

Atrasos

Levantamento da SAC com base nos números divulgados pela Infraero mostra que apenas 8,1% dos 15.166 voos em todo o território brasileiro atrasaram por mais de 30 minutos. Este percentual representa 1.232 decolagens que atrasaram.

A situação mais crítica ocorreu no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que ficou fechado para pousos e decolagens por algumas horas na manhã do dia 18 por causa do mau tempo. Este fato gerou efeito cascata em outros terminais, como no de Brasília. Segundo a Inframérica, dos 440 voos e decolagens feitos por dia no Aeroporto Juscelino Kubitschek, 49% são de conexão para os demais aeroportos brasileiros.

No dia 19, a queda no fornecimento de energia no Aeroporto do Galeão, também no Rio de Janeiro, não gerou impacto operacional significativo devido ao horário da ocorrência (cerca de 10 voos foram impactados com atrasos de uma hora), segundo informações da Anac. A Anac está presente nos 22 aeroportos mais movimentados do país e sempre intensifica a fiscalização sobre a prestação de assistência aos passageiros em períodos de maior movimento.

Aeroportos do País passam por etapa de testes

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-