20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Apesar da crise econômica, preço da carne bovina deve subir

- Publicidade -

22/05/2015 15h20 – Atualizado em 22/05/2015 15h20

Fonte: Acrissul

Os efeitos negativos das dificuldades econômicas do país não devem afetar os preços da carne bovina neste ano. Pressionados, os valores atuais já estão acima dos dez anos anteriores.

Se essas dificuldades econômicas avançarem para o próximo ano, porém, o setor também começará a sentir os efeitos do aumento de desemprego, da inflação elevada e da perda de poder de compra dos consumidores. A avaliação é de José Vicente Ferraz, da Informa Economics FNP e especialista no setor de carnes.

A arroba de carne bovina está próxima de R$ 150 no Estado de São Paulo, valor acima do de há um ano. A oferta de boi para abate teve uma pequena melhora nas últimas semanas, mas os preços devem continuar firmes e voltam a subir a partir de agosto, segundo ele.

O país vive um gargalo estrutural na oferta de animais, e isso só será resolvido com ganho de produtividade, o que exige mudanças e investimentos no setor.

Ferraz acredita na alta dos preços do boi gordo no segundo semestre porque as exportações, que começaram fracas no início do ano, estão se recuperando.

A demanda externa se mantém, e a oferta está menor. Ferraz diz que é preciso avaliar bem a retomada do rebanho dos Estados Unidos, um dos principais países nesse setor, tanto nas importações como nas exportações. A recuperação, no entanto, quando vier, vai ser um processo longo. A situação australiana é complicada, enquanto a pecuária argentina se mantém desestruturada. A Índia eleva a oferta, mas de carne de búfalo, um produto de menor procura nos mercados mais exigentes.

O analista acredita, porém, que a manutenção dos preços da carne bovina tenha um limite. Internamente, uma paralisia da economia vai levar o consumidor ainda mais para a carne de frango, que tem valores mais apropriados para o bolso. No mercado externo, o consumo de aves também aumenta.

Apesar da crise econômica, preço da carne bovina deve subir

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-