21 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Aracaju completa 162 anos nesta sexta-feira (17)

- Publicidade -

17/03/2017 16h00

Capital sergipana se destaca pelo planejamento urbano, belas praias, manguezais, sítios históricos, além de gastronomia regional

Fonte: Portal Brasil

A capital do estado de Sergipe, Aracaju, completa 162 anos nesta sexta-feira (17) como um dos principais destinos turísticos do Nordeste brasileiro, cujas atrações incluem belas praias, manguezais, sítios históricos, culturais, além de gastronomia regional.

A capital sergipana, cujo nome significa “cajueiro dos papagaios”, nasceu em 1855 por necessidades econômicas. Inicialmente, a cidade surgiu para o escoamento do açúcar e estabeleceu-se entre os rios Sergipe e Vaza-Barris. A área que a cidade ocupa pertencia ao cacique Seregy, guerreiro que deu nome ao estado. Ali, ela cresceu até se tornar um dos destinos mais procurados da região.

Apesar dos 162 anos, a capital possui atrativos recentes como o Museu da Gente Sergipana e a Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros. São 35 quilômetros de belas praias, como: Atalaia, Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro.

A Orla de Atalaia é o cartão-postal da cidade e concentra vários atrativos como o Oceanário que tem o formato de Tartaruga e abriga o projeto Tamar. São 20 aquários de espécies do rio São Francisco e da costa sergipana.

Culinária e centro histórico

Na Passarela do Caranguejo, é possível degustar variados pratos à base do crustáceo e demais frutos do mar.

Um passeio de barco pelo mangue do Vaza-Barris leva o visitante a conhecer o local de reprodução e captura do caranguejo e a entender a importância do ambiente natural conhecido como “berçário do oceano”.

Na maré baixa, ilhas como a Croa do Goré tornam os passeios de catamarã ainda mais atraentes. A Orla do Bairro Industrial, às margens do rio Sergipe, possui ciclovia, calçadão, parque infantil, centro de artesanato, bares e restaurantes.

Do outro lado do rio Sergipe, fica a ilha de Santa Luzia, adornada por coqueiros, barcos e redes de pesca que convidam o turista a apreciar a bela paisagem da capital sergipana e a se refrescar nas águas mornas que se encontram com o mar.

No Centro Histórico de Aracaju, a maior atração são os cheiros e sabores dos mercados. O talento dos repentistas, representado pela literatura de cordel, e a variedade do artesanato retratam a cultura popular sergipana nesses espaços públicos.

Do Mirante da 13 de julho observa-se o manguezal e o encontro do rio Sergipe com o mar. Já da Colina de Santo Antônio, onde fica a Igreja de mesmo nome, é possível observar o traçado das vias e quarteirões da cidade em formato de tabuleiro.

A praça Tobias Barreto é uma das muitas opções para o visitante degustar comidas típicas, comprar artesanato e apreciar a música regional.

Manifestações culturais

Aracaju é palco de sincretismo e rituais religiosos herdados dos indígenas, escravos e colonizadores, além de festas populares.

Os festejos juninos tomam conta das ruas de Aracaju desde o mês de maio quando começam os ensaios das quadrilhas e os preparativos dos figurinos e cenários para os festivais.

O Forrocaju transforma a cidade em um dos maiores arraiás do Brasil. A festa embalada pelos trios de forró (sanfona, triângulo e zabumba) e expoentes da música regional reúne multidões que chegam a 100 mil participantes por noite.

Palácio-Museu Olímpio Campos é uma das atrações da cidade e promove eventos abertos ao públicoFoto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-