Campanha nacional de vacinação contra a raiva começa em julho

 

A partir de julho, começa a campanha de vacinação nacional de cerca de 29 milhões de cães e gatos contra raiva. Na primeira etapa, oito estados irão imunizar quase 7 milhões de animais. Em setembro, a campanha será realizada em 16 estados e no Distrito Federal, com a aplicação das doses em 22 milhões de bichos.

O Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os únicos estados que não participam da vacinação, pois não registram a circulação do vírus da raiva. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) fornecerá 32 milhões de doses ao Ministério da Saúde, que irá distribui-las às secretarias estaduais de Saúde a partir de maio. A pasta garante que as vacinas poderão ser usadas somente depois de aprovadas pelo Ministério da Agricultura.

Em 2010, a campanha de vacinação foi suspensa em todo o país, depois de mortes e reações adversas em cães e gatos que haviam sido vacinados, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. De acordo com o ministério, foram notificadas 637 reações adversas, sendo 41,6% dos casos graves (morte ou reação alérgica que pode levar à morte).

Diante dos problemas nos animais, o governo federal decidiu proibir o uso da vacina fabricada pelo laboratório Bio-Vet, e usada pela primeira vez em uma campanha nacional contra raiva. A vacina havia recebido o aval dos ministérios da Saúde e da Agricultura. Porém, com o registro das mortes, novos testes foram feitos pelas pastas nos quais foram constatadas a ocorrência de reações adversas acima do esperado. O fornecedor teve de recolher as doses restantes nos estados.

Na campanha deste ano, as secretarias de Saúde devem notificar casos de reações em animais vacinados ao ministério. Esse processo teve início no ano passado.

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%.

Fonte: Agência Brasil

(56) Comentários

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

Quando começa a campanha anti rabica em carapicuiba

 
Rejane Francisca mendes em 18 de agosto de 2014 às 08:38

Queria saber quando vai começar a campanha de vacinaçao de gatos contra a raiva na estrada do colegio,rio de janeiro

 
Patrick em 17 de agosto de 2014 às 20:28

quando e onde começa campanha anti rabica no Rio de Janeiro, bairro Vila Izabel.

 
david em 14 de agosto de 2014 às 21:52

Ola quando terá vacinação em Santo André???

 
Dalete em 13 de agosto de 2014 às 17:38

Quando vai ter vacinação no Rio de Janeiro - RJ

 
LUCIANA em 13 de agosto de 2014 às 16:23

Gostaria de saber quando vai ser a vacinação para cães na região da vila invernada zona leste de São Paulo

 
Kelly Christine em 13 de agosto de 2014 às 13:55

Qual e a data da campanha da vacinação para cães no rio de janeiro? Tenho um cachorro e quero vacinar na campanha e moro perto do metro de Iraja.

 
Ana cristina costa cordeiro de oliveira em 12 de agosto de 2014 às 20:43

quando sera a vacinação em Copacabana ? e onde?

 
Fernando Camillo em 11 de agosto de 2014 às 14:41

Poderia me informar quando será a vacinação no Rio de Janeiro para cães 2014 , moro no meier .

 
Leonam Torres em 10 de agosto de 2014 às 22:17

Gostaria de saber quando irá começar a vacinação em São Paulo,Jardim Satélite,Cidade Dutra?Obrigada

 
Ariana em 09 de agosto de 2014 às 10:40

Quando vai começar a vacinação nos bairros do Méier e Engenho de Dentro?

 
Maria Augusta da S Castro em 09 de agosto de 2014 às 09:19

quando vai começar a vacinação contra a raiva no bairro do Méier e Engenho de Dentro.

 
Maria Augusta em 09 de agosto de 2014 às 09:15

Quando e onde acontece a vacinação para gatos no bairro de Vila Isabel - Rio de Janeiro?
Aguardo resposta. Obrigada.

 
Adriana Lira em 01 de agosto de 2014 às 10:09

Quando e onde acontece a vacinação no bairro de Vila Isabel - Rio de Janeiro? Aguardo resposta, obrigada.

 
Adriana Lira em 01 de agosto de 2014 às 10:07

Quando terá vacinação em Duque degm Caxias Rj?

 
enide Oliveira em 30 de julho de 2014 às 18:07

quero saber quando vai acontecer próximo a minha Pça Afonso Pena - Tijuca

 
VALERIA DA SILVA CALIXTO em 30 de julho de 2014 às 10:50

moro no Rio das Pedras no Rio de Janeiro e quero saber a data de nova vacinacao neste local grata pela atencao

 
sandra rosa de oliveira dos santos em 16 de julho de 2014 às 09:21

Quando vai ser a vacinação em curicica jpa rj.
Gostaria de saber se é permitido, levar a vacina para casa,pois tenho oito cachorros e
cinco gatos. fica dificil transporta-los
grata!!!!

 
ELIANE em 15 de julho de 2014 às 15:48

GOSTARIA DE SABER O DIA DE VACINAÇÃO EM CURICICA JPA RJ.
E SE É PERMITIDO LEVA A VACINA PARA VACINAR EM CASA, POIS TENHO
OITO CACHORROS E CINCO GATOS. FICA DIFICIL LEVA-LOS.
GRATA!!!!!

 
ELIANE em 15 de julho de 2014 às 15:42

Gostaria de saber onde e quando posso vacinar meus gatos contra a raiva. Se é gratuita ou se a qualquer tempo posso vacinar desde seja mediante pagamento e qual o valor de cada vacina nesses casos. Minhas gatinhas estão respectivamente com 3,5anos e 2,5anos e moro na Zona Norte de São Paulo, bairro do Imirim, sendo que apesar de felinas...elas estão restritas ao lar, quintal protegido por tela.

 
Denise Vieira em 11 de junho de 2014 às 19:20
1 2 3
 
 
 
 
 
Enquete