30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Cariocas se mobilizam em defesa de sírio vítima de xenofobia no Rio

- Publicidade -

14/08/2017 08h32

Fonte: Agência Brasil

Centenas de pessoas demonstraram nesse último sábado (12) seu apoio ao refugiado sírio Mohammed Ali, vítima de xenofobia recentemente no Rio de Janeiro. O imigrante, que vende salgados árabes numa calçada em Copacabana, na zona sul da cidade, foi agredido verbalmente por um vendedor ambulante, que exigia que ele saísse do país.

A agressão foi filmada e as imagens divulgadas nas redes sociais e na imprensa. No vídeo, é possível ver um homem com um pedaço de pau ameaçando Mohamed, gritando ofensas xenófobas. Em determinado momento, o agressor o chama de “homem-bomba”.

Neste sábado, num ato de solidariedade e apoio a Mohamed, várias pessoas se reuniram para comprar os produtos vendidos por ele. Logo uma imensa fila se fez em frente da barraca de Mohamed, que teve que contar com a ajuda de quatro compatriotas, para poder atender a tanta gente.

A Agência Brasil permaneceu no local, na Rua Santa Clara, por cerca de uma hora. Durante todo esse tempo, a fila para comprar esfirras e quibes era formada por um número de 20 a 30 pessoas. Mohamed ficou o tempo todo ocupado, ora atendendo os pedidos, ora no caixa. Ele só parava por poucos segundos para atender a pedidos de fotos dos clientes.

Mohamed sequer conseguiu tempo para conversar com a Agência Brasil. Disse apenas que estava feliz com todas aquelas pessoas. “Veja quanta gente”, disse, enquanto já se preparava para atender a outro cliente.

Um dos clientes, o policial militar Roberto de Souza saiu de sua casa em Bangu, na zona oeste da cidade, até Copacabana, só para prestigiar o imigrante sírio. “Eu assisti o vídeo com a situação constrangedora que o Mohamed passou e vim prestar meu apoio”, disse o policial, que voltou para casa com uma bolsa abarrotada de esfirras e quibes.

Guilherme Benedictis, um dos idealizadores da mobilização em defesa de Mohamed, promove feiras de comida de rua, os chamados “food trucks”. “Eu conheci Mohamed há uma semana, depois que vi o vídeo. Me apaixonei por ele e sua família. São pessoas ótimas. Tivemos a ideia de fazer esse ‘esfirraço’ e eu fiquei sabendo que o sonho dele era ter um food truck”, disse.

Segundo Benedictis, já foi iniciada uma campanha de arrecadação de fundos para que Mohamed tenha seu próprio food truck e possa participar dos eventos promovidos por ele. “A meta é chegar a R$ 20 mil e já conseguimos 20% disso, desde o dia 9. Acho que em menos de um mês, conseguiremos juntar todo o dinheiro”, ressaltou.

Guilherme Curi, pesquisador em imigração sírio-libanesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explica que parte da população brasileira é descendente de sírios e libaneses, mas desde o ataque às torres gêmeas em 11 de setembro de 2001, os árabes têm sido vistos como “terroristas”.

“Os árabes sempre conseguiram se socializar e pertencer à sociedade brasileira. A sociedade brasileira é mais árabe do que se imagina. A partir do 11 de setembro, ele passa de um ser exótico a ser visto como um terrorista potencial”, disse.

Segundo ele, em momentos de crise econômica e incertezas, é comum o estrangeiro ser visto como um inimigo. “Esse discurso de estereotipar o estrangeiro é um discurso produzido e reproduzido por um discurso que só leva à violência e à não-integração”.

Sírio Mohammed Ali, vítima de xenofobia recentemente no Rio de Janeiro

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-