32.3 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Cervejas livres de transgênicos são produzidas em assentamentos no Paraná

- Publicidade -

02/06/2018 19h23

Bebida artesanal é livre de transgênicos e cereais não maltados, ingredientes de baixa qualidade

Fonte: Norma Odara/Brasil de Fato

A Cervejaria Latinoamericana, localizada no assentamento Maria Lara, em Centenário do Sul, região Norte do Paraná, produz a cerveja “Fora Temer”. Sucesso de vendas, a bebida artesanal é livre de transgênicos e cereais não maltados, ingredientes de baixa qualidade que costumam ser utilizados nas cervejas industrializadas.

Igor de Nadai é um dos fundadores da cervejaria e integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e explica que a iniciativa começou despretensiosa, para produzir bebida de qualidade para ele e os amigos. Com o tempo e pesquisas, a qualidade da cerveja foi aumentando junto com a produção.

“Eles botam milho, arroz, vai farelo até de soja, todo tipo de grão que faz perder a qualidade da cerveja. Só por esse motivo, a nossa já é mais saudável”, afirma.

A iniciativa de Igor inspirou outros assentados que aprenderam a preparar as bebidas e criaram sua própria marca e estilo. Uma delas é a Cervejaria Campesina, de origem do assentamento Olivio Balbino, também no Paraná.

Ezequiel Evandro Porsch, membro da cervejaria, explica um pouco sobre o propósito da iniciativa. “Fazer uma cerveja dentro do assentamento, de qualidade, é o principal fator que nos motiva hoje a produzir uma cerveja acessível à classe, que esteja disponível nos bares da classe trabalhadora e não nos bares da burguesia”, comenta.

17ª Jornada da Agroecologia

Curitiba recebe neste mês a Jornada da Agroecologia, que chega a sua 17ª edição, com objetivo aliar esta reflexão à prática agroecológica e ser mais um instrumento de organização da produção e diálogo com a sociedade sobre as contradições do modelo produtivo do agronegócio, apontando uma nova perspectiva alimentar.

Nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho, inúmeras atividades voltadas a esta temática, acontecerão na Praça Santos Andrade, na UFPR, na UTFPR e demais localidades no entorno da cidade. A abertura do evento acontecerá no dia 06 de junho, às 19h, no Teatro Guaíra, e contará com a participação da atriz Leticia Sabatella e do teólogo Leonardo Boff.

Igor de Nadai é um dos fundadores da cervejaria / Foto:   Wellington Lenon

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-