11/04/2011 11h07 - Atualizado em 11/04/2011 11h07

Contribuinte já pode saber se caiu na malha fina neste ano de 2011

Os oito milhões de contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda deste ano até hoje já podem checar se caíram na malha fina da Receita Federal. De acordo com a coordenadora-geral de Atendimento e Educação FiscaL, Maria Helena Cotta Cardoso, a Receita está processando as declarações em prazo de dois a três dias.

A medida vai agilizar o pagamento da restituição e beneficiar o contribuinte que tiver imposto a pagar, já que ele poderá corrigir as informações que declarou erroneamente antes da cota única ou primeira cota do imposto, que vence no dia 29 de abril de 2011.

Se a correção não for feita antes do prazo, o contribuinte terá de pagar o valor devido com multa de até 20%.

"Isso vai ser bastante útil para o contribuinte porque vai evitar que ele pague uma multa", afirmou Maria Helena.

Desde o ano passado, o contribuinte já podia verificar se havia caído na malha fina ainda durante o período de entrega da declaração. Para verificar se a declaração já foi processada o interessado deve acessar o Portal e-cac, na página da Receita na internet.

No portal, deverá gerar um código de acesso informando o número do CPF, data de nascimento e número das duas últimas declarações - ambos constam na declaração deste ano. Quem nunca declarou o IR deve informar o título de eleitor. O acesso também pode ser feito com certificação digital, um cartão com chip que identifica o contribuinte eletronicamente.

Fonte: Correio do Estado

(154) Comentários

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

a minha consta que esta em processamento mas não saiu no ultimo lote e consta ainda que esta na base de dados em Brasilia em processamento. o que faço?

 
janete ramos em 16 de dezembro de 2014 às 12:25

Fiz minha declaraçao e vi que tinha pendencia,entao retifiquei o que estava pendente,depois disso venho acompanhando se tinha outras pendencias ate entao tudo certo,porem no ultimo lote deste ano minha restituiçao nao veio,tem como verificar e resolver a pendencia?

 
Expedito Marinho em 15 de dezembro de 2014 às 12:52

Bom dia e gente ja saiu o ultimo lote de imposto de renda o a minha fala que esta em processamento o que devo fazer ?
Ajuda ai gente to desesperado

 
fernando em 09 de dezembro de 2014 às 07:44

fiz a minha declaração 2014 nos primeiros dias só não tenho o recibo nem o número, pois o computador que utilizei quebrou. como posso saber o que aconteceu, tenho certeza que finalizou como enviada.
Adriana

 
Adriana Amaral Franco em 21 de outubro de 2014 às 18:04

eu quero saber se estou malha fina

 
adelso gomes viana em 07 de maio de 2014 às 19:31

A minha também está em processamento, quanto a saber se esta na malha fina, nada! Alias, esses sistemas são muito burocrático e lento, devia haver um forma de ser processado rapidamente e se houver erros fazer com que nos corrigimos antes que seja tarde.

 
marcos em 28 de abril de 2014 às 12:35

Queria saber se minha declaração jó foi processada ,pois a entreguei dia 06 de março e até hoje não recebi nada sobre ela.

 
MARIO LUCIO RODRIGUES TURETA em 22 de abril de 2014 às 16:01

NAO SABIA QUE ERA PRECISO FAZER OU DECLARA O IMPOSTO DE RENDA MAS FIS NA CIDADE DE PICOS PIAUI

 
FRANCISCOPEREIRADOSSANTOS em 09 de abril de 2014 às 18:46

Fiz minha primeira declaração este ano, (19-03-14), não consigo gerar codigo de acesso no e-cac, por não ter declarado nos dois ultimos anos e não esta pedindo o numero do titulo de eleitor, como posso fazer para acompanhar o processamento da minha declaração?

 
guilherme em 07 de abril de 2014 às 03:16

Fiz minha primeira declaração este ano, (19-03-14), não consigo gerar codigo de acesso no e-cac, por não ter declarado nos dois ultimos anos e não esta pedindo o numero do titulo de eleitor, como posso fazer para acompanhar o processamento da minha declaração?

 
DANIELLA em 02 de abril de 2014 às 09:16

tem liberação de pagamento para Francisco pereira dos santos 2012 e 2013

 
francisco pereira dos santos em 29 de março de 2014 às 09:23

Já entreguei em 2014 minha declaração e a informação que tenho no e-CAC e que está em processamento, não tem nenhum aviso de pendência, posso considerar que ela está OK?

 
RUTE MOLEIRO BENTO BENHOSSI em 28 de março de 2014 às 13:45

Veja que só ha perguntas, resposta que é bom NADA, quem vai nos responder??

 
carlos oliveira em 24 de março de 2014 às 09:48

Fiz minha primeira declaração este ano, (19-03-14), não consigo gerar codigo de acesso no e-cac, por não ter declarado nos dois ultimos anos e não esta pedindo o numero do titulo de eleitor, como posso fazer para acompanhar o processamento da minha declaração?

 
Geraldo em 23 de março de 2014 às 13:19

quero criar um codigo de acesso no cac e aparece recibo não confere o que devo fazer

 
Anderson em 21 de março de 2014 às 10:47

Fiz declaração simplificada. Estou com pendência no imposto retido. Consultei a DIRF enviada pela empresa e os valores estão completamente corretos. Por que a pendência, então?

 
Uilians de Paula em 19 de março de 2014 às 14:20

As pendências que estão aparecendo em algumas declarações em relação as informações de fontes pagadoras é decorrente que a Receita Federal processou a DIRF das empresas e como ocorreu alteração de leiaute de última hora, não está conseguindo processar a DIRF e a Receita Federal está omitindo esta informação ao público.

 
Adriano Soares da Rocha em 18 de março de 2014 às 09:25

Fiz declaração simplificada. Estou com pendência no imposto retido. Consultei a DIRF enviada pela empresa e os valores estão completamente corretos. Por que a pendência, então?

 
Jorge Ferreira em 17 de março de 2014 às 08:21

Ja cai na malha uma vez como saber si cai denouvo?

 
samya de lima ferreira em 16 de março de 2014 às 18:58

quero saber porque ainda estou no banco de dados da receita federal