22 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

Dia Internacional da Mulher: mulheres que se destacam na educação no Brasil

- Publicidade -

09/03/2017 11h09

Reunimos mulheres que se destacam na educação do Brasil. Quer saber quem são elas? Confira abaixo!

Fonte: AppProva

1. A professora, a pedagoga, a coordenadora e a diretora da sua escolaMilhões de mulheres são responsáveis por transformar a educação do Brasil todos os dias. O AppProva gostaria de homenagear todas vocês, mulheres da educação, e agradecê-las por trabalharem diariamente na construção do Brasil do futuro!

2. Leonor Bezerra GuerraGraduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a professora Leonor Guerra se especializou em neurociência e na sua influência no processo de aprendizagem. Ao longo de mais de 20 anos ela se dedicou a pesquisar a neuropsicologia e as bases cerebrais do processo de aprendizagem, mostrando como estratégias de ensino podem ser aprimoradas a partir do estudo do sistema nervoso. Além disso, Leonor é criadora do projeto NeuroEduca da UFMG, que procura capacitar educadores sobre o processo biológico da aprendizagem.

3. Mariazinha FusariMaria Felisminda de Rezende e Fusari, mais conhecida como Mariazinha Fusari, foi uma educadora e pesquisadora que desenvolveu diversos projetos sobre o diálogo entre a educação e a comunicação. Cofundadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, ainda hoje é considerada uma das maiores referências em educomunicação. Ao longo de sua vida, foi reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu trabalho e hoje o Prêmio Mariazinha Fusari leva o seu nome para reconhecer iniciativas da Educomunicação.

4. Maria Inês FiniMaria Inês Fini, atual presidente do Inep, é Doutora em Educação. Fundadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ela foi uma das responsáveis pela criação e implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) entre 1996 e 2002, quando atuava como Diretora no Inep. Além disso, também foi Diretora nacional do Pisa, o mais importante exame educacional do mundo, e desenvolveu projetos para implementar sistemas de avaliação em larga escala no Brasil.

5. Nilma Lino GomesA pedagoga Nilma Lino Gomes, reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), foi a primeira mulher negra a chefiar uma universidade federal no Brasil. Doutora em Antropologia, ela escreve livros infantis para ajudar meninos e meninas negros a se sentirem representados na literatura. Os títulos publicados são “Betina” e “O menino coração de tambor”.

6. Êda LuizÊda dedicou toda a sua vida à educação, atuando como professora e coordenadora pedagógica em diferentes realidades. Ela trabalha para desenvolver um modelo de escola democrática e aberta à comunidade e hoje é Coordenadora Pedagógica do Centro de Integração de Jovens e Adultos (Cieja) no Campo Limpo, São Paulo, onde hoje o aprendizado ultrapassa as disciplinas e é vivenciado dentro e fora de sala de aula.

7. Maria Helena GuimarãesA socióloga e professora é a atual Secretária Executiva do Ministério da Educação. Ao longo de sua carreira na gestão pública, Maria Helena já foi Presidente do Inep entre 1995 e 2001. Além disso, ela faz parte da comissão técnica do Todos Pela Educação, movimento que tem como objetivo mobilizar o poder público e a sociedade brasileira em favor do direito a uma educação básica de qualidade.

8. Maria Teresa MantoanMaria Teresa atua em favor da educação inclusiva no Brasil, dedicando-se ao direito de todos à educação básica. A pedagoga e doutora em educação é contra as chamadas escolas especiais, e foi reconhecida pela Ordem Nacional do Mérito Educacional no Grau de Cavaleiro em função das suas contribuições à educação brasileira.

“Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.”

Cora Coralina

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-