27.4 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Enem atrai interessados em trabalhar como fiscal de prova

- Publicidade -

A possibilidade de ganhar algum dinheiro extra levou dezenas de pessoas a saírem cedo de casa a fim de tentar uma vaga para trabalhar como fiscal de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em São Paulo, nem mesmo a chuva desencorajou os candidatos.

Moradora do bairro de Artur Alvim, na zona leste da capital, Helena Rodrigues Lopes disse ter saído de casa às 3h30 e chegado às 5h30 ao campus da Universidade Nove de Julho (Uninove) da Barra Funda, na zona oeste, um dos locais de prova. Às 10h30, ela, entre dezenas de pessoas, aguardava do lado de fora da universidade, sob chuva, para saber se haveria alguma vaga remanescente do processo de seleção feito pelo consórcio responsável pela realização da prova.

Outra interessada em trabalhar como fiscal é Miriam Luisa do Nascimento, moradora do Terminal Antônio Estevão Carvalho, na zona nordeste. Na esperança de receber, segundo ela, R$ 70 por dia de trabalho, Miriam chegou ao local às 5h certa de que, das 700 pessoas selecionadas anteriormente, muitas não compareceriam. “Eu trabalhei no ano passado e sei que sempre tem gente que não vem. A gente acha errado ficar esperando na chuva, mas sabe que eles [os coordenadores do local de prova] receberam ordens para ninguém entrar no prédio antes do horário.”

Para algumas pessoas que aguardavam na fila, o esforço valeu a pena, pois vários fiscais selecionados anteriormente não poderão trabalhar. Eles alegaram que as roupas que usavam eram diferentes das exigidas.

“Deu problema”, disse Jorge Luis, um dos selecionados impedidos de trabalhar. “Esqueceram de nos avisar que teríamos que estar de camisetas brancas, entre outras coisas”. Ninguém da coordenação da prova quis falar com a reportagem. Mas as pessoas da fila informaram que é obrigatório vestir camisetas brancas de manga, sem qualquer estampa ou bordado, calça jeans ou saia e calçados fechados.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), questões operacionais competem ao consórcio responsável pela realização da prova. A orientação é que só trabalhem fiscais treinados. O Inep não confirma o valor pago aos funcionários.

Fonte: Agência Brasil

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-