16 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Integração garante apoio ao RS no atendimento à população atingida pelas chuvas

- Publicidade -

13/10/2015 14h22 – Atualizado em 13/10/2015 14h22

Gaúchos receberão kits de ajuda humanitária; Exército vai desobstruir estradas

Fonte: Portal Brasil

O Ministério da Integração Nacional colocou à disposição do governo do Rio Grande do Sul kits de ajuda humanitária para vítimas de cidades atingidas pelas fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias. Diversas cidades foram inundadas por causa da cheia dos rios. Foi o caso do Rio Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, que atingiu o maior nível em 74 anos.

Dados mais recentes da Defesa Civil estadual apontam que as chuva afetam quase 50 mil moradores de 57 cidades gaúchas. Quase 10 mil pessoas tiveram de deixar suas casas por causa dos alagamentos.

Os kits incluem desde itens de dormitório, como colchão e cobertores, até cestas básicas e material de higiene pessoal. A quantidade necessária de kits será informada pelo governo gaúcho nesta terça-feira (13) e deve seguir imediatamente para as cidades indicadas.

O Exército Brasileiro também está colocando à disposição das populações atingidas o apoio necessário para restabelecer o tráfego na RS-287, bloqueada desde domingo (11) devido a alagamento na altura do km 313,5.

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 44.199 gaúchos foram afetadas pelas chuvas. O número de pessoas fora de casa, até agora, é de 3.861. Outras 4.049 estão alojadas em abrigos.

O Ministério da Integração afirma que tem acompanhado em tempo integral as chuvas na região Sul, que atingiram também localidades catarinenses e paranaenses. O ministro Gilberto Occhi disponibilizou ao governador do RS José Sartori o apoio da Defesa Civil Nacional.

Além de monitorar as chuvas em regime de tempo integral, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) enviou técnicos para acompanhar e apoiar a Defesa Civil Estadual no levantamento das demandas municipais.

O Rio Grande do Sul deve enviar ainda nesta segunda-feria o pedido de reconhecimento federal da situação de emergência dos municípios atingidos, que será analisado com prioridade pela Integração.

Integração garante apoio ao RS no atendimento à população atingida pelas chuvas

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-