14.8 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Israel propõe parceira com o Brasil em recursos hídricos

- Publicidade -

10/03/2017 16h41

País do Oriente Médio é reconhecido mundialmente por ações de enfrentamento à escassez de água. Sua experiência fará parte de seminário organizado pelo MMA no dia 22 de março.

Fonte: Meio Ambiente

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, recebeu na quarta-feira (8/3), em Brasília, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, e o ministro da embaixada, Itay Tagner, para tratar das ações para o Dia Mundial da Água (22 de março) e os 20 anos de aprovação da Lei de Recursos Hídricos. Também foi discutida a possibilidade de uma parceria entre os dois países na área de recursos hídricos.

Acesse fotos do encontro

Os ministros falaram sobre os efeitos das mudanças do clima que, de acordo com Sarney Filho, têm causado situações extremas, com o aumento de chuvas em algumas áreas e secas prolongadas e severas em outras regiões, em especial no Nordeste brasileiro. Ele citou alguns programas do ministério para enfrentar os problemas, como o Água Doce, sistema de dessalinização que atende vários municípios da região semiárida do Nordeste.

O presidente da Agência Nacional de Água (ANA), Vicente Andreu, afirmou que a Agência tem grande interesse em projetos de cooperação e ressaltou a experiência de Israel na área de reuso da água. “Ao longo de sua história, o Brasil desenvolveu uma cultura equivocada de abundância de água, mas na verdade os recursos hídricos são distribuídos de forma desigual. Hoje, várias regiões enfrentam problemas graves de abastecimento”, afirmou Vicente Andreu.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

O embaixador de Israel, Yossi Shelley, ao abordar a possibilidade de parcerias com o Brasil, disse que o seu país é reconhecido no mundo “como o mais desenvolvido nas áreas de aproveitamento da água, irrigação, dessalinização e o uso de outras tecnologias voltadas para o uso sustentável da água”.

Durante o encontro foi confirmada a presença do diretor do Programa Nacional de Água e Energia Renovável de Israel, Oded Distel, como palestrante no Seminário Águas do Brasil – 20 anos da Lei das Águas, que será realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e parceiros nos dias 21 e 22 de março. Em comemoração a essas datas, já foi definida uma série de atividades (seminários, corrida, passeio ciclístico, etc), em Brasília, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a água e a crise hídrica.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-