04/01/2017 08h44

Jovens de MS podem fazer alistamento militar pela internet

Alistamento começou dia 1º de janeiro e vai até 30 de junho. Depois da web, é preciso ir pessoalmente em unidade militar.


Fonte: G1 MS

 
Alistamento Militar (Foto: Reprodução/RPC)
Alistamento Militar (Foto: Reprodução/RPC)

O Exército Brasileiro já abriu o período para alistamento militar online. Os interessados têm até o dia 30 de junho. A data vale para Mato Grosso do Sul e mais outros oito estados brasileiros. O alistamento presencial continua valendo.

Os jovens devem preencher o cadastro de recrutamento pela internet no site e receberão pelo e-mail informações sobre as próximas etapas e prazos e se foram selecionados ou dispensados do serviço militar obrigatório.

Depois de se alistar pela internet, o jovem precisa ir à Junta Militar apresentar documentação: certidão de nascimento, comprovante de residência e uma foto 3x4.

De acordo com o Exército, caso o jovem tenha dificuldade de acesso à internet, poderá fazer o recrutamento online nas Juntas do Serviço Militar disponíveis em todos os municípios do estado. O alistamento é obrigatório para jovens do sexo masculino que completarão 18 anos em 2016. A estimativa é que 95 mil jovens façam o alistamento em Mato Grosso do Sul.

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e compreenderá, na Mobilização e Pessoal, todos os encargos com a Defesa Nacional.

O novo sistema de alistamento online é adotado também no Maranhão, Amapá, Bahia, Mato Grosso, Pará, Paraná e Santa Catarina.

O alistamento é obrigatório e, sem ele, a pessoa ficam impedida, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino. Está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.