16.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Leilões da Conab favorecem o escoamento de milho de MS

- Publicidade -

21/07/2017 09h15

Fonte: Aprosoja/MS

Por meio de dois leilões públicos, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) negociou, nesta quinta-feira (20), 95,5% do milho ofertado em Mato Grosso do Sul. Foram arrematadas as 30 mil toneladas de PEP (Prêmio para o Escoamento) ofertadas, e das 30 mil toneladas de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural), 27.300 toneladas foram negociadas. Os resultados podem ser conferidos no site da Conab, por meio deste link.

O valor estipulado foi de R$ 4,09 por saca de 60 kg de milho do Estado. Em dois leilões promovidos anteriormente, o baixo valor de prêmio destinado a MS não garantia o acesso ao preço mínimo e, assim, não atendia a necessidade do agricultor.

O novo valor do prêmio ofertado nesta semana (dia 18) garantiu saldos positivos nas negociações, o que favorece o escoamento da produção de Mato Grosso do sul, uma necessidade latente frente ao atual déficit de armazenagem de Mato Grosso do Sul.

Leilões

O órgão responsável por autorizar estas operações é o Ciep (Conselho Interministerial de Estoques Públicos). Os leilões tiveram início em abril com o objetivo de assegurar preço mínimo ao produtor e incentivar o escoamento do excedente de produção para os grandes centros consumidores.

O PEP é um prêmio destinado à indústria, que se compromete a adquirir e transportar o produto conforme as especificações do edital. O grão deve ser comprado diretamente do produtor rural ou de sua cooperativa. Já o Pepro é concedido ao produtor rural ou cooperativa, para complementar o valor recebido pela venda do produto para que ele atinja o valor do preço mínimo, desde que seja escoado de acordo com as condições do edital.

Foto: (Divulgação)

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-