20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Livro retrata contribuição das mulheres na história do País

- Publicidade -

10/03/2017 16h05

Os textos selecionados buscam desconstruir preconceitos que restringiram a presença das mulheres na história

Fonte: Portal Brasil

Lançado nessa sexta-feira (10), em Recife (PE), o livro “Memória Feminina: Mulheres na história, história de mulheres” homenageia brasileiras que contribuíram e contribuem para a construção da história e da cultura do País. A publicação é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Fundação Joaquim Nabuco

A obra reúne uma seleção sobre 18 mulheres de diversas áreas (música, jornalismo, artes plásticas, ativismo político, ciências, proteção do patrimônio, luta pela igualdade de gênero), das mais variadas regiões do Brasil, cujas contribuições se encontram, em sua maioria, representadas em museus e espaços de memória.

A versão online da obra está disponível gratuitamente para download no site do Ibram.

Homenagem

A ideia de homenagear o público feminino envolvendo museus foi definida durante reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus, ocorrida em Lisboa (Portugal), em outubro de 2014.

A proposta resultou no catálogo virtual “La memoria feminina – Mujeres en la historia, historia de mujeres”, primeira iniciativa de museus da comunidade Iberoamericana voltada à criação de diálogos multidisciplinares e narrativos sobre o patrimônio cultural na perspectiva de gênero.

Gênero e memória

Escritos por pesquisadores de diversas instituições, os textos selecionados buscam desconstruir preconceitos que restringiram a presença das mulheres em nossa História, retratando brasileiras com origens e trajetórias tão diversas quanto Lygia Pape, Lia de Itamaracá, Dona Santa e Mãe Biu.

“A atual publicação surgiu da necessidade de ampliar ainda mais o material produzido para o catálogo”, explica a antropóloga Maria Elisabete Arruda de Assis, diretora do Museu da Abolição, que organizou a publicação em parceria com a museóloga Taís Valente dos Santos, também vinculada ao Ibram.

A versão online da publicação está disponível gratuitamente para download no site do IbramFoto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-