30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Lula: “Não vão conseguir entregar o Brasil aos estrangeiros”

- Publicidade -

24/08/2016 20h29

Lula: “Não vão conseguir entregar o Brasil aos estrangeiros”

Ex-presidente criticou a proposta de venda de terras a estrangeiros e a abertura do pré-sal em discurso durante visita ao maior assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Brasil, o conjunto Itamarati, em Mato Grosso do Sul

Fonte: Brasil 247

O ex-presidente Lula fez um discurso contra as ações do governo interino que atingem a soberania nacional, como a venda de terras a estrangeiros e a abertura do pré-sal, durante visita ao maior assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no país, o conjunto Itamarati, em Mato Grosso do Sul.

“Eles querem entregar o Brasil para os estrangeiros. E eu vim dizer: eles não vão conseguir”, declarou Lula aos milhares de trabalhadores, no Ato Nacional em Defesa da Democracia e da Reforma Agrária, que aconteceu nesta quarta-feira 24 à tarde, em uma crítica à proposta de mudar as regras de exploração do pré-sal pela Petrobras.

“Não tenho nada contra os EUA, mas nós aprendemos a andar com nossos pés brasileiros e nossa cabeça brasileira. Nós temos o orgulho de ser brasileiros. Eles têm vergonha”, discursou o ex-presidente, que também fez críticas à Lava Jato.

“O juiz Moro quer prender ladrão? Que prenda, porque lugar de ladrão é na cadeia. Mas tem que ter responsabilidade com o desemprego causado na indústria naval”, afirmou. Ele também mandou uma mensagem ao presidente interino: “Recado para o Temer: você tem direito de ser presidente. Mas dispute uma eleição democraticamente e não venha dar um golpe nos brasileiros”.

Leia a íntegra de seu discurso:

“Eu vim aqui em 2003, com o Zeca, naquele tempo foi um ato de coragem de vocês de ocupar e um ato muito grande do então governador Zeca de assumir a responsabilidade, que deveria ser do governo federal da época, para que vocês conseguissem montar o assentamento aqui.

O mesmo jornalista que diz que eu tenho um tríplex no Guarujá, escreveu uma matéria em 2003 dizendo que “aquela que era a fazenda mais produtiva do Brasil, virou uma favela do MST” e eu vim aqui para provar que isso é uma mentira preconceituosa contra os trabalhadores rurais desse país, que finalmente conquistaram o direito de viver e trabalhar em sua terra.

Ele não querem que o povo mais pobre desse país aprenda a decidir politicamente nas eleições. Eles estavam acostumados a que a gente só batesse palmas para eles. O que eles não imaginavam é que existiria um movimento tão forte com o MST.

E eles jamais imaginaram que um trabalhador chegasse a presidência da República para fazer em oito anos, o que eles não fizeram em 500. É a única explicação que eu tenho para o ódio deles.

Não se enganem, eles não cassaram a Dilma. Eles cassaram o voto de vocês e querem cassar o direito de vocês decidirem. A democracia custou muito caro a este país. A nossa geração lutou muito para a conquista da democracia.

Eu tenho consciência do tanto que melhorou esse estado quando um bancário foi eleito governador. Eu sei como muda quando elegemos alguém comprometido com o povo trabalhador.

Eu preciso começar a mostrar para o Brasil o outro lado da história. Antigamente nesta terra tinha o tal “rei da soja”. Tinha pouco trabalhador. e muita soja. Qual a diferença de hoje? Continua com muita soja. A diferença é que essa terra não em só soja. Tem feijão, peixe, arroz, milho…e a principal diferença é que essa terra não é mais de um homem só, que nunca sujou a mão de terra. Essa terra pertence a mais de 3 mil famílias que vivem e plantam nesta terra.

Eu tô com 70 anos de idade, eu tenho certeza que fiz um governo bom para os trabalhadores. Tenho certeza que também fiz um governo bom para os ricos. E eu sempre disse que eu sei de onde vim e para onde eu vou voltar. Os trabalhadores continuam gostando de mim. Os ricos agora estão torcendo para o golpista do Temer.

Um recado. para o Temer: você tem direito de ser presidente. Mas se você quer mesmo ser presidente. Dispute uma eleição democraticamente e não venha dar um golpe no Povo brasileiro.

Eles querem criminalizar o PT para que o PT não volte a governar esse país. Porque eles acham que eu errei em colocar pobre na universidade. Eles acham que eu errei quando eu temei em provar que era possível colocar a juventude brasileira nas escolas técnicas. Eu errei quando fizemos uma lei para obrigar cada prefeito desse país colocasse 30% de um produtor local na merenda escolar. Nós erramos quando resolvemos criar o programa de aquisição de alimento para que o pobre pudesse vender sua produção para a Conab.

Eu não tenho nada contra os EUA, mas nós aprendemos a andar com nossos pés brasileiros e nossa cabeça brasileira. Porque nós temos o orgulho de ser brasileiro. Eles tem vergonha.

O juiz Moro quer prender ladrão? Ele que prenda, porque lugar de ladrão é na cadeia. Mas tem que ter responsabilidade com o desemprego causado na indústria naval.

Eles querem entregar o Brasil para os estrangeiros. E eu vim dizer: eles não vão conseguir.

Todo santo dia eles falam mal de mim na televisão. Eu digo daqui para eles: vocês se enganam. O problema são a quantidade de Lula que estão aqui ainda sem saber falar. A quantidade de Lulas que vocês produziram aqui no assentamento.

Um recado para eles: acabou o tempo que a gente andava de cabeça baixa neste país. Acabou e não vai voltar.

Nós queremos plantar para comer? Queremos! Mas também queremos estudar nas melhores escolas do país, porque nossos filhos tem os mesmos direitos dos deles.

Mulher para eles é só para cuidar do fogão. Não é para fazer política.

Neste país cresceu 70% a participação das mulheres no mercado de trabalho. Mas não aumentou 70% a participação dos homens nas tarefas da casa.

Continuem fazendo o que estão fazendo aqui. Por que nós que sonhamos um Brasil para todos, nao vamos deixar nossos inimigos acabarem com ele.”

Lula participou do Ato Nacional em Defesa da Democracia e da Reforma Agrária,  nesta quarta-feira (24), à tarde, no assentamento Itamarati / Foto: Helio Freitas

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-