15.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Mercado doméstico é um dos maiores ativos do Brasil

- Publicidade -

28/11/2015 09h49 – Atualizado em 28/11/2015 09h49

Fonte: Portal Brasil

O mercado doméstico é um dos maiores ativos do Brasil, apontou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, na abertura da 5ª reunião do Fórum de Competitividade no Varejo, em Brasília.”Nós vivemos um período de ajuste, mas o Brasil tem ativos fantásticos. O maior deles talvez seja a dimensão do nosso mercado doméstico”, declarou, sinalizando a importância do setor de comércio e serviços para a economia brasileira.

Monteiro participou da abertura da Fórum na última quarta-feira (25). O encontro reuniu representantes de associações do setor varejista e órgãos públicos.

O comércio no Brasil é responsável por cerca de 20% da mão de obra. O setor é o maior empregador privado do País. “Tenho viajado muito pelo mundo e me impressiona o quanto, lá fora, valorizam este ativo tão importante. Portanto, apesar de tudo, o Brasil dispõe de condições excepcionais para superar este quadro que estamos atravessando”, acrescentou Monteiro.

Na pauta da reunião estavam temas relacionados à simplificação e à melhoria no ambiente de negócios; qualificação e capacitação da gestão e da mão de obra; fortalecimento do comércio eletrônico; e questões relacionadas às linhas de crédito e financiamento específicos para o setor.

Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com a consolidação das novas classes de consumo, houve o fortalecimento de produtos e marcas nacionais. Com isso, nos últimos cinco anos, os financiamentos destinados ao varejo registraram crescimento médio de 22% ao ano. De 2010 a 2014, os desembolsos para o setor varejista atingiram R$ 36 bilhões e 68% dos financiamentos foram para micro e pequenas empresas, que receberam, no período, R$ 24,8 bilhões.

O secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, chamou a atenção para importância da aproximação do governo com os representantes varejistas. “Este alinhamento com o setor é fundamental. Além do comércio ser o maior empregador privado do país, representando cerca de 12% do PIB nacional. Por isso, o MDIC abriu este espaço para que os varejistas de todos os setores possam apresentar suas demandas e receber uma resposta rápida do governo federal”.

Mercado doméstico é um dos maiores ativos do Brasil

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-