20.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Partidos da oposição lançam manifesto pela reconstrução do país

- Publicidade -

21/02/2018 00h37

Plataforma, construída coletivamente, traz diretrizes a serem adotadas

Fonte:Cristiane Sampaio/Brasil de Fato

As fundações Perseu Abramo, Lauro Campos, Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, João Mangabeira e Maurício Grabois, todas fundadas por partidos políticos da oposição, lançaram, na Câmara Federal, um manifesto pela reconstrução do Brasil na tarde desta terça-feira (20).

A iniciativa trata de uma plataforma conjunta articulada pelas legendas PT, PCdoB, Psol, PDT e PSB. A ideia é que as siglas assumam compromissos comuns relacionados ao futuro do país, independentemente de quem sair vitorioso na eleição de 2018, como apontou a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann.

“É uma proposta programática pro Brasil, um grande esforço, uma obra coletiva que é um ponto de partida, não de chegada, mostrando a maturidade a que nós chegamos neste momento”, afirmou.

Entre os pontos trazidos no manifesto, os partidos destacam, além da restauração da democracia: a redução das desigualdades sociais, a proteção do meio ambiente, e o fortalecimento da educação e das políticas públicas de caráter social.

O presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros, ressaltou que as cinco legendas mantêm divergências entre si, em especial no que se refere à pauta econômica, mas consideram que a reconstrução do país é uma bandeira soberana diante das diferenças partidárias.

“Nós estamos vivendo o final de um ciclo e o início de um novo ciclo. A presença de uma esquerda forte, com nível razoável de unidade política em torno da defesa dos direitos é fundamental”, defendeu.

A luta pela igualdade de gênero também é um dos pontos do documento. A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, destacou a importância do combate ao machismo por meio de ações estatais mais efetivas.

“Nós precisamos garantir políticas públicas que emancipem as mulheres e coloquem elas num patamar de maior resistência, de autonomia financeira, de afirmação do seu próprio caminho, do seu espaço público, e isso só se dá quando se tem uma agenda política voltada pra isso”, reforçou.

Para a cartilha econômica, o manifesto traz, por exemplo, medidas como a retomada do crescimento e a defesa da soberania nacional e do patrimônio público. Nessa última pauta, o documento enfatiza a importância do combate às privatizações, com destaque para a defesa da Petrobras e da Eletrobras.

O economista Márcio Pochmann, da Fundação Perseu Abramo, salienta que a iniciativa de produzir um manifesto conjunto é inédita entre as fundações desde a ditadura militar. Ele acrescenta que, apesar de os partidos terem plena autonomia, a ideia é que eles deem sequência às propostas.

“É um trabalho que não se limita às eleições de 2018 porque visa justamente oferecer uma visão estratégica do Brasil no médio e longo prazos”, completou.

A agenda trazida pelo manifesto foi debatida entre as diferentes organizações durante seis meses.

Manifesto foi lançado por representantes dos cinco partidos na tarde desta terça (20), na Câmara Federal, em Brasília  - Créditos: Gustavo Bezerra/PT na Câmara Manifesto foi lançado por representantes dos cinco partidos na tarde desta terça (20), na Câmara Federal, em Brasília / Gustavo Bezerra/PT na Câmara

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-