22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Queda no salário médio de admissão do brasileiro é maior de que na crise de 2009

- Publicidade -

02/07/2015 09h44 – Atualizado em 02/07/2015 09h44

Queda no salário médio de admissão do brasileiro já é maior de que na crise de 2009

Fonte: Assessoria

A Catho e a Fipe apresentam indicadores que reforçam o diagnóstico negativo do momento atual do mercado de trabalho brasileiro. O salário médio de admissão registrou queda de 1,6% na comparação livre de efeitos inflacionários entre maio de 2015 e o mesmo mês do ano anterior, o que representa um resultado pior do que o que tivemos durante a crise de 2009 nessa base de comparação. A ‘Pressão Salarial’ média dos últimos 3 meses foi outra que sofreu nova redução, atingindo 0,893 em maio. Isso mostra que os novos admitidos estão sendo contratados por um salário 10,7%menor se comparado àqueles que deixaram seus empregos. Esse movimento de piora nos salários e na pressão salarial é consistente com a piora que é esperada para a taxa de desemprego.

Com esse cenário, a taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas acompanhadas pela PME/IBGE deve ficar em 6,8% em junho de 2015, segundo a projeção Catho-Fipe. Esse valor pode representar a maior taxa de desemprego registrada no Brasil desde julho de 2010 e é 2,0 pontos percentuais maior do que o registrado em junho de 2014. Trata-se do maior aumento da taxa de desemprego em um intervalo de 12 meses registrado em toda a série histórica da PME (iniciada em março de 2002).

Um indicador bastante relevante para o monitoramento do mercado de trabalho é o salário médio de admissão. Por indicar como está a evolução da remuneração dos trabalhadores que iniciam um novo vínculo, tem a qualidade de ser um termômetro mais ágil de variações dos salários do que a média de remuneração de toda a população ocupada.

Queda no salário médio de admissão do brasileiro é maior de que na crise de 2009

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-