28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

SiSU: Não estou na lista, ainda tenho chances de obter uma vaga?

- Publicidade -

01/02/2011 08h43

A primeira lista de chamada do SISU não é o fim da linha para os alunos que não estão entre os aprovados. Ainda teremos mais duas chamadas e uma lista de interesse que pode dar margem para muitas chamadas, em alguns casos mais que dez.

Uma das principais diferenças da classificação SISU para a dos vestibulares é que, no SISU, primeiro você sabe a sua nota e só depois escolhe o curso em que vai se inscrever, com a vantagem adicional de ter acesso às notas dos melhores colocados entre os concorrentes do seu curso. Isto faz com que muita gente se inscreva em cursos que não estão dispostos a fazer.

Se em um vestibular convencional um aluno de nota baixa ou média, desinformado, se arrisca em um curso de medicina ou direito, no SISU isto é pouco provável.

Após 2006, um ano depois do inicio do PROUNI, o ENEM teve seu maior aumento no número de inscritos. Desde esta época, o ENEM passou a ter a maioria dos candidatos fora da idade escolar. Uma boa parte destas pessoas não pode abandonar seus estados, ou até mesmo suas cidades.

O trabalho, a família e outros compromissos são mais importantes do que uma vaga em uma federal. Estes preferem, se a vaga não for perto de casa, cursar uma particular com a bolsa do PROUNI. E o PROUNI oferece, neste primeiro semestre, 40 mil vagas a mais do que o SISU.

Alguns alunos de escolas públicas acreditam que terão dificuldades financeiras para se manter em outros estados. Pouco se sabe sobre os programas de moradia estudantil e de bolsa aluguel para alunos de baixa renda.

A dificuldade financeira pode ser um limite já no dia de fazer a matricula. Vai ser fácil achar quem queira fazer sua inscrição e não encontra formas de arrumar dinheiro para a viagem, estadia e alimentação. Arrisco dizer até mesmo que alunos de escolas públicas terão mais dificuldades de providenciar toda a documentação do que os alunos das particulares.

As particulares de Ensino Médio comemoram cada aprovação de seus ex alunos, e as usam como propaganda. Facilitam para os alunos conseguirem os documentos. As públicas, em geral, cumprem a burocracia e não se sensibilizam com a necessidade imediata de um aluno que tenha, por exemplo, que conseguir uma segunda via de um certificado de conclusão.

Muitas Universidades Públicas devem divulgar suas vagas nos próximos dias. Só as estaduais paulistas aprovarão quase 20 mil pessoas em seus vestibulares. Boa parte destas pessoas estará também nesta lista de primeira chamada do SISU. Quando tiverem que optar por um curso, a maior parte ficará na USP, UNICAMP e UNESP.

Somam-se a estes os alunos que passarão em outras estaduais e nas mais de 20 federais que só usam a nota do ENEM parcialmente, como UFMG, UFSJ, UFJF, UFTM, UFRGS, UFS, UFV, UFO, UFOP, UFSC, a medicina da UNIFESP e tantas outras.

Tem uma parte dos inscritos que nem quer a vaga em que se inscreveu no SISU . Algumas famílias, mesmo com mais recursos financeiros, valorizam a proximidade de seus filhos.

O nome na lista de aprovação servirá somente para mostrar aos amigos e à família. Preferem até pagar uma particular a manter o filho longe de casa. Isto é ampliado quando, por exemplo, o aluno quer fazer direito ou administração e é aprovado no SISU em cursos menos concorridos, mesmo que da mesma área de conhecimento.

Um dos objetivos do SISU é justamente possibilitar a mobilidade dos alunos entre os estados brasileiros. O MEC considera isto importante para o processo educativo, para a integração nacional, para o intercambio de culturas e para o desenvolvimento econômico do País.

No ano passado, realmente tivemos um número percentual mais alto, entre os aprovados no SISU, em relação aos vestibulares,de quem foi cursar faculdade fora do estado onde mora. Segundo o MEC, 20% por cento dos alunos que se inscreveram no ano passado, depois de passar no SISU, estavam nesta condição. São os estudantes migrantes. Apesar de o índice ser alto, ele certamente é muito inferior ao índice de pessoas que passaram no SISU em faculdades fora de seu estado. Muitos passaram e não se matricularam. Antes do SISU havia uma preocupação com uma possível invasão paulista nas Federais de todo país e na consequente diminuição de aprovados dos outros estados.

A preocupação é decorrente de São Paulo ter poucas vagas em universidades federais – em comparação à sua população e à sua arrecadação, e à concentração da elite econômica neste estado. Realmente São Paulo tem poucos Federais. Eram duas, com a UFABC, agora são três. Minas Gerais tem onze, e muitas delas maiores que as de São Paulo. Apesar disto, a invasão paulista não ocorreu e muitos que passaram no SISU não foram fazer sua matricula.

Este ano, o SISU tem 83 mil vagas. Em 2010 eram 47 mil no primeiro semestre. Após a primeira chamada, quase metade dos aprovados não fizeram suas matrículas. A mesma tendência deve ocorrer este ano. Ao menos 30% das vagas que foram disponibilizadas nesta primeira chamada certamente voltarão na segunda.

Claro que esta proporção será maior, ou menor, em determinados cursos e em determinadas faculdades. Muita gente que vai fazer sua inscrição agora depois poderá mudar de curso ou optar por uma faculdade fora do SISU. O resultado, como esta coluna já havia publicado, é que os alunos ainda terão muitas chances nas duas próximas chamadas. E os que se mantiverem atentos aos calendários do MEC e das Faculdades onde estão inscritos ainda poderão colocar seu nome na lista de interesse para ficar à espera de uma vaga disponibilizada em mais um monte de chamadas.

Fonte: UEMS

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-