30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Troca da bandeira e exposição marcam início da Semana da Pátria

- Publicidade -

30/08/2014 15h10 – Atualizado em 30/08/2014 15h10

Fonte: Portal Brasil

A chegada da Semana da Pátria (de 1 a 5 de setembro) será marcada por uma série de comemorações que terão início neste fim de semana em Brasília (DF). Na Praça dos Três Poderes, acontece a tradicional cerimônia de substituição da Bandeira Nacional.

Já no Parque da Cidade, haverá a apresentação de bandas militares e a abertura de uma exposição que irá reunir produtos de defesa como aeronaves, lançador múltiplo de foguetes, canhões antiaéreos, motos e viaturas blindadas – além de simulador de voo e espaço com ambiente de selva.

A Marinha do Brasil vai promover a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes, no próximo domingo (dia 31), às 10 horas.

O evento, que acontece todos os meses em sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal, desta vez presta homenagem ao Dia da Independência do Brasil.

Durante a celebração, a nova bandeira é hasteada ao som do Hino Nacional, acompanhado de salva de 21 tiros de canhão. Depois de chegar ao topo do mastro de 110 metros de altura, a antiga bandeira é arriada, ao som do Hino à Bandeira.

Pelotões da Marinha com um total de 150 militares participam do desfile em continência à autoridade presente de maior precedência, acompanhados da Banda dos Fuzileiros Navais de Brasília.

Exposição

Na abertura da Exposição da Independência, no Parque da Cidade, uma das atrações será a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, no sábado (dia 30), às 11 horas. A banda é conhecida, especialmente, pelo sincronismo e simetria das evoluções, com destaque para os formatos das palavras ‘Brasil’ e ‘Pátria’, além do desenho de uma âncora, símbolo da Força Naval.

O Exército Brasileiro apresentará equipamentos de defesa como viaturas blindadas de transporte de pessoal. O público infantil também pode se divertir com atividades de pintura e peça teatral.

A Força Aérea marcará presença com atrações como simulador de voo, espaço com um ambiente de selva e exposição de motos, maquetes de aeronaves e exibição de vídeos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostrará a evolução da instituição em mais de 80 anos de história. Além de fotos, uniformes e viaturas antigas, a exposição contará com novas tecnologias empregadas no enfrentamento à criminalidade, a prevenção e o atendimento aos acidentes de trânsito.

O estande da Polícia Militar vai apresentar diversos modelos de viaturas e equipamentos usados em operações de rua, além de motos históricas e armamentos. E o Corpo de Bombeiros vai expor materiais de salvamento e combate a incêndios urbanos e florestais, viaturas de emergência médica, lanchas e moto aquáticas.

O Centro Piloto de Educação e Prevenção ao Uso de Drogas, da Academia de Polícia Civil do Distrito Federal participa da Exposição da Independência com sua unidade móvel do Museu de Drogas, que abriga substâncias tóxicas e entorpecentes.

Troca da bandeira e exposição marcam início da Semana da Pátria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-