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terça-feira, 23 de abril de 2024

17º RC Mec apoia exercício de adestramento de pilotos

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17/02/2017 20h56

Atividades foram realizadas pelo 3º Batalhão de Aviação do Exército – Batalhão Pantera

Fonte: Da Assessoria com edição da Redação

Amambai (MS) – No período de 13 a 16 de fevereiro, o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Regimento “Solon Ribeiro”, apoiou o 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º B Av Ex) por ocasião do reconhecimento aéreo para o exercício de adestramento de pilotos do exército.

O objetivo do apoio foi dar suporte logístico aos pilotos e suas aeronaves com campo de pouso, instalações para pernoite e abastecimento durante suas missões de reconhecimento e observação aérea na Área de Operações do Regimento, visando o adestramento de seus pilotos.

O uso de helicóptero tem por objetivo proporcionar deslocamentos rápidos e precisos, de forma a iludir ou desorientar os sistemas de defesa do inimigo, possibilitando ligações de comando, a observação e a vigilância em amplas áreas, o que resulta na economia de efetivos e de materiais. Este, ainda, na guerra moderna, constitui uma excepcional arma contra carros de combate e viaturas blindadas.

As aeronaves empregadas pelo 3º BAvEx são o HM-1 Pantera e o HA-1 Fennec, originárias da França. O Pantera é uma aeronave considerada multimissão, capaz de realizar missões de transporte de tropas e materiais, resgates aeromédicos, observação e como plataforma de guerra eletrônica. O Fennec, por sua vez, é uma aeronave de reconhecimento e ataque, capaz de realizar missões aéreas de combate como, ataque a alvos terrestres, podendo ser fixo ou móvel, quando armada com foguetes e metralhadoras axiais, reconhecimento de áreas e pontos específicos, observação e vigilância aérea.

O Panther AS 365 K é uma aeronave tripulada por dois pilotos e um mecânico de voo, com capacidade de transporte de um Grupo de Combate. Com peso máximo de decolagem de 4.250 kg, é provido de dois motores Turbomeca Arriel 1M1, cada um desenvolvendo potência máxima de 776 shp. Este helicóptero médio, biturbina, multimissão, é constituído de sofisticada tecnologia, tem qualidade e confiabilidade dignos à família de helicópteros AS 365 Dauphin.

O Fennec AS 355 é a versão de combate do Esquilo monoturbina. Tripulado por dois pilotos e um mecânico de voo, o helicóptero tem peso máximo de decolagem de 2250 kg. Provido de um motor Turbomeca ARRIEL 1D1, com potência máxima de 736 shp, sua capacidade de transporte e envelope de voo fazem deste helicóptero uma excelente aeronave militar. É equipado com portas deslizantes, trem de pouso alto, painel de instrumentos adaptado aos voos táticos e provisões para voos noturnos com óculos de visão noturna. A aeronave pode ser armada com metralhadoras axiais e foguetes.

O objetivo do apoio foi dar suporte logístico aos pilotos e suas aeronaves com campo de pouso / Foto: 3º B Av Ex

O uso de helicóptero tem por objetivo proporcionar deslocamentos rápidos e precisos / Foto: 3º B Av Ex

O Fennec AS 355 é a versão de combate do Esquilo monoturbina.  / Foto: 3º B Av Ex

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