29.3 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Amambai agora possui coleta seletiva de lixo

- Publicidade -

08/10/2015 13h10 – Atualizado em 08/10/2015 13h10

Conscientização da população e separação do lixo doméstico é o primeiro passo para a aplicação da Coleta Seletiva

Fonte: Assessoria Prefeitura de Amambai

Amambai (MS) – A coleta seletiva é o primeiro e mais importante passo para que resíduos de vários tipos tenham a destinação correta e sejam reciclados de forma mais fácil, pois o lixo separado corretamente pode gerar renda para as famílias envolvidas com a separação do lixo e contribuir com a economia de empresas no uso de matéria prima para novos produtos. O serviço também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, já que a destinação correta do lixo diminui a poluição dos solos e rios.

Nesse sentido, a Prefeitura de Amambai, através da Semai (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e Cidade (Secretaria Municipal da Cidade), começa a implantar, a partir do dia 13 de Outubro (Terça-feira), o serviço de coleta seletiva, cujo lixo será encaminhado para separação e destinação correta na UPL (Unidade de Processamento de Lixo), que em breve passará a abrigar a cooperativa de reciclagem.

O lixo, que hoje é recolhido de forma compactada, mistura todos os dejetos (secos, úmidos, recicláveis e descartáveis), impossibilitando a separação adequada do material quando é recebido na UPL, o que faz com que o trabalho seja mais minucioso e apresente menor aproveitamento para a reciclagem propriamente dita.

“Hoje, recolhemos em Amambai cerca de 17 toneladas de lixo por dia. É uma quantidade muito grande cuja boa parte pode ser reaproveitada, desde que destinada de forma correta. É muito importante que a população contribua com a separação do seu próprio lixo doméstico, que é feito de maneira simples mas que faz grande diferença na hora da reciclagem”, orienta Vilmar Cubas, Secretário Municipal de Serviços Urbanos.

Com a implantação da coleta seletiva, o lixo será retirado das casas já separado em seco e úmido, o que facilita a separação dos tipos recicláveis e mantém a qualidade do material. O método é eficaz e aplicado em diversas localidades do país, como cidades do Paraná, onde o sistema de reciclagem de lixo funciona de maneira exemplar.

Palestras estão sendo realizadas nas Escolas Municipais, Estaduais e Privadas do Município, com o objetivo de orientar os alunos quanto à separação correta do lixo e sua importância para o processo. “Trabalhando com os alunos, as ideias e atitudes chegam de forma mais eficaz até as casas amambaienses, pois os principais agentes transformadores são os jovens, adolescentes e crianças”, explica o Secretário Municipal da Cidade, José Luiz Karasek, que é quem realiza as palestras nas Unidades de Ensino.

A preocupação com o Meio Ambiente é um dos maiores propulsores da coleta seletiva e destinação adequada do lixo. “Quando praticamos e incentivamos a coleta seletiva, estamos contribuindo para a diminuição da poluição da natureza, pois o lixo descartado de forma irregular tende a agredir o meio ambiente de forma catastrófica”, diz a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Vânia Farias.

Como colaborar: Separe seu lixo em dois recipientes diferentes. Um para os resíduos recicláveis (lixo seco) e outro para os resíduos orgânicos (lixo úmido) e rejeitos.

Recicláveis: papel, papelão, plástico, isopor, metais, alumínio, vidros e latas.

Resíduos orgânicos: restos de alimentos, cascas de frutas, borra de café, erva-mate, podas de jardim.

Rejeitos: papel carbono, papel vegetal, celofane, rejeitos sanitários (papel higiênico, papel toalha, guardanapo, lenços de papel, fraldas descartáveis, absorventes), materiais sujos com gordura (papel engordurado), etiqueta adesiva, fita crepe, tocos de cigarros e fotografias.

Os resíduos recicláveis devem ser armazenados limpos e secos, em um único recipiente (sacos plásticos, sacolas ou caixas de papelão). No caso de vidros quebrados, envolva-os com um jornal ou papel, antes de depositá-los no recipiente.

Maiores informações sobre o cronograma da coleta de lixo podem ser obtidos através da Semsur, no telefone (67) 3481-1240.

“Todos por um futuro melhor” é o tema da campanha criada pela Prefeitura de Amambai / Foto: Decom

Hoje, todo o lixo é coletado sem a separação adequada, prejudicando a reciclagem e reaproveitamento de materiais / Foto: Decom

José Luiz Karasek durante palestra explicativa aos alunos da Escola Municipal Antônio Pinto da Silva / Foto: Decom

O Secretário José Luiz Karasek, a Secretária Vânia Farias e a diretora do Emaps, Carla Griza / Foto: Decom

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-