18.2 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Amambai recebeu oficina sobre serviço de acolhimento de crianças e adolescentes

- Publicidade -

06/05/2015 16h19 – Atualizado em 06/05/2015 16h19

Propondo debates e estudos sobre o tema, a oficina reuniu profissionais da área, conselheiros tutelares e representantes do executivo, legislativo e judiciário.

Fonte: Da Assessoria

Amambai (MS) – Nessa quarta-feira (06), a Prefeitura de Amambai, através da SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) realizou, no auditório do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), uma Oficina sobre o Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes.

A oficina, idealizada por técnicos ligados à SMAS, também contou com o apoio e participação de Conselheiros Tutelares, profissionais da área e do Promotor de Justiça da Comarca de Amambai, Dr. Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Eronilde Saldanha, a “Preta”, a oficina tem grande importância na relação entre o Serviço Social e a criança e adolescentes que precisam do serviço. “Através de estudos como estes, podemos aperfeiçoar as nossas ações e garantir que os nossos menores sejam bem assistidos”, comentou.

Estudos de caso foram realizados pelos técnicos e profissionais presentes, que se dividiram e grupos a fim de melhor debater e analisar as alternativas e ações necessárias em casos específicos de menores em situação de vulnerabilidade.

Para o Dr. Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, o principal desafio enfrentado pelos profissionais da área está em trabalhar na reconstrução do sistema atual. “A legislação brasileira que trata do assunto é muito boa, o estatuto da criança e do adolescente é perfeito, usado inclusive como padrão para estudos internacionais, mas na prática ainda precisa ser efetivado, colocado em prática de forma a contribuir com a realidade das crianças e adolescentes”, pondera o promotor, que tem como missão a busca da superação de distância entre o que a lei prevê e o que de fato acontece. “Setenta por cento da população do nosso país é formada por crianças, adolescentes e jovens que precisam de apoio. É o nosso devem dar esse amparo à eles”, finaliza.

Além de debates e a palestra ministrada pelo Promotor de Justiça, foram fornecidas orientações técnicas sobre o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, através da pscicóloga e Coordenadora do Creas, Cláudia Sguissardi e a Assistente Social Josiane Scandollara.

O Presidente da Câmara da Vereadores, Jaime Bambil Marques e os Secretários Municipais de Gestão e Educação, Rodrigo Selhorst e Vera Lorensetti, respectivamente, estiveram presentes na oficina, bem como a Secretária Municipal de Assistência Social, Eronilde Saldanha.

Promotor de Justiça da Comarca de Amambai, Dr. Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro palestrou durante a oficina. Foto: Decom

Foto: Decom

Foto: Decom

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-