22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Artesanato com fibra de bananeira é opção de renda para indígenas em Amambai

- Publicidade -

03/08/2015 21h32 – Atualizado em 03/08/2015 21h32

Curso de artesanato com fibra de bananeira gera opção de renda para indígenas em Amambai

O curso, encerrado na sexta-feira (31), foi uma iniciativa da Prefeitura de Amambai, através da Coordenadoria da Mulher, em parceria com o Sindicato Rural de Amambai e o Senar,

Fonte: Decom Amambai

Amambai (MS) – Bolsas, chapéus, revestimento de vidros, arranjos e uma variedade de artesanatos foram produzidos pelas alunas de curso que tem como matéria prima a fibra de bananeira. As participantes são moradoras da Aldeia Limão Verde, em Amambai.

A bananeira é um fruto comum no município, estando presente em várias residências de Amambai, sendo assim de fácil acesso e normalmente descartada pelos produtores da fruta.

A fibra de bananeira é material rico nas mãos das artesãs que, em um grupo de 12 alunas, concluíram na última sexta-feira (31), o curso promovido pela coordenadoria da Mulher em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o SRA (Sindicato Rural de Amambai).

Ministrado pela instrutora do Senar, Claudete Medeiros, o evento teve duração de duas semanas – divididas entre secagem de fibras na primeira fase e confecção de chapéus, bolsas e cestas na segunda.

O resultado, segundo a gestora da Coordenadoria da Mulher em Amambai, Zélia Borges, é satisfatório. “Quando optamos por trazer o curso às mulheres indígenas do município, pensamos primordialmente em oferecer uma opção de renda sustentável e de fácil acesso. O que não esperávamos é que o resultado fosse tão positivo, pois o curso agradou tanto as alunas que ideias para novos produtos estão surgindo, como a confecção de redes e outros objetos”, destaca ela.

“A fibra de bananeira é um material de fácil acesso e relativamente fácil de usar. Com criatividade e conhecimento, conseguimos produzir materiais que podem complementar a renda das famílias”, explica a instrutora, Claudete Medeiros.

A senhora Damiana, aluna do curso, se diz surpresa com os resultados. “Eu sempre procurei informações, cursos e novas formas de fazer artesanato, mas nunca havia trabalhado com a fibra de bananeira. Ela é uma ótima matéria prima e os produtos finais tem um bom acabamento, isso chama a atenção do consumidor e conta pontos na hora de conquistarmos uma renda extra. O resultado do produto é maravilhoso”, exclama a artesã.

Zélia Borges diz ainda que pretende proporcionar a realização do curso na região da Aldeia Amambai, além de estar em busca de outros cursos que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda das mulheres em todo o Município.

A artesã Damiana é adepta dos cursos de artesanato e se surpreendeu com o resultado dos trabalhos.

As artesãs residentes na Aldeia Limão Verde concluíram o curso e têm uma nova opção de renda.

A gestora da Coordenadoria da Mulher em Amambai, Zélia Borges.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-