26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Amambai terá coleta seletiva de lixo

- Publicidade -

13/11/2015 14h17 – Atualizado em 13/11/2015 14h17

O projeto ainda está em fase de conscientização da população e pretende atender toda cidade até junho de 2016

Fonte: Da Redação

Amambai (MS)- Com o intuito de preservar o meio ambiente, além de proporcionar maior qualidade de vida aos amambaienses, a Prefeitura Municipal, através da Semai (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e Cidade (Secretaria Municipal da Cidade), começou a implantar no mês de outubro o serviço de Coleta Seletiva.

O lixo recolhido será encaminhado para separação e destinação correta na UPL (Unidade de Processamento de Lixo), localizada a oito quilômetros do centro da cidade, que em breve passará a abrigar a cooperativa de reciclagem, denominada Coopercicla, formada por 21 cooperadores.

O lixo, que hoje é recolhido de forma compactada, mistura todos os dejetos (secos, úmidos, recicláveis e descartáveis), impossibilitando a separação adequada do material quando é recebido na UPL, o que faz com que o trabalho seja mais minucioso e apresente menor aproveitamento para a reciclagem propriamente dita.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Vilmar Cubas, são recolhidos diariamente em Amambai 17 toneladas de lixo, sendo que cerca de 55% poderia ser reaproveitado de alguma forma. “Se houver a separação doméstica, irá facilitar a separação na cooperativa e mais lixo poderá ser reaproveitado, aumentando assim a renda dos cooperadores”, explica o secretário. E acrescenta: “O volume de lixo seco é muito maior, até mesmo em nossas casas”.

Já os dejetos de lixo úmido serão encaminhados para a empresa OCA Ambiental, localizada na cidade de Dourados, que é especializada na gestão integrada de resíduos na qual executa serviços de gerenciamento, compostagem, reciclagem, acondicionamento, coleta, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos.

A coleta seletiva é o primeiro e mais importante passo para que resíduos de vários tipos tenham a destinação correta e sejam reciclados de forma mais fácil, porém muitas dificuldades são encontradas, já que em Amambai a coleta seletiva é algo novo. “Estamos encontrando muitas dificuldades, até porque é o início do projeto, mas estamos massificando a informação para melhorar o padrão de coleta”, afirma Vilmar.

Ainda segundo o secretário, a coleta seletiva não está operando completamente, apenas alguns bairros foram escolhidos para serem atendidos neste início de projeto, que são na segunda-feira, os bairros Guaicurus e Pôr do Sol; na terça o bairro Caiuás; na quarta o bairro Alcindo Franco Machado e o conjunto habitacional Nhú Verá; na quinta o centro da cidade (área comercial) e na sexta, o caminhão percorrerá a parte alta da cidade. “Queremos que até junho de 2016, todos os bairros da cidade sejam atendidos”, pontua Vilmar.

A Cooperativa

A Coopercicla que foi fundada no mês de outubro de 2015 e conta com 21 cooperados tem sua forma estruturada como toda cooperativa comum e permite a entrada de novos membros, desde que aprovados em assembleia, conforme consta em seu estatuto.

De acordo com Vilmar Cubas, a cooperativa conta com o apoio da administração municipal para a obtenção de equipamentos de proteção individual, além de outros acessórios e equipamentos necessários. “A prefeitura dá todo o suporte necessário para que a Coopercicla deslanche” afirma o secretário.

Ainda segundo o secretário, todos os membros da cooperativa terão participação nos lucros. “Todo lucro será distribuído entre os cooperados que participam ativamente da cooperativa”, destaca Vilmar.

Como colaborar com a coleta seletiva

Para colaborar com a coleta seletiva é necessário realizar a separação do lixo doméstico entre lixo seco e lixo úmido.

O lixo seco é todo aquele que é composto de material reciclável como papel, plástico, metal e vidro. É recomendado evitar amassar os papeis e os plásticos e vidros devem estar limpos e secos.

Já o lixo úmido são todos os dejetos que não poderão mais ser utilizados como restos de alimentos, resíduos de banheiro como papel higiênico e absorvente usados, além de canudos, papel engordurado, panos velhos e guardanapos sujos. “Nós precisamos que todos estejam empenhados para que tudo funcione”, finaliza Vilmar Cubas.

Amambai terá coleta seletiva de lixo

Secretário municipal de Serviços Urbanos, Vilmar Cubas / Foto: Moreira Produções

A reunião para a criação da Coopercicla aconteceu no dia 14 de outubro  / Foto: Decom

O caminhão da coleta seletiva foi adquirido com recursos próprios / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-