30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Dia do Índio nas aldeias de Amambai tem diversificada programação

- Publicidade -

15/04/2015 11h16 – Atualizado em 15/04/2015 11h16

Comemorações do Dia do Índio nas aldeias de Amambai tem diversificada programação

Eventos iniciaram já na segunda-feira (13).

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – Todo dia 19 de abril comemora-se no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas. O 19 de abril remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como China e o México, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Essa reunião tinha o propósito de discutir várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos estados nacionais nas Américas.

No início do século XX, havia um interesse muito grande por essas etnias, sobretudo com o desenvolvimento da etnologia, isto é, o ramo da antropologia que se dedica aos estudos das chamadas “culturas primitivas”. O esforço pela compreensão dos hábitos e da importância dos povos indígenas para história despertou a atenção também para o âmbito das políticas públicas que visassem à salvaguarda desses hábitos e costumes.

O Primeiro Congresso Indigenista Interamericano serviu como agenda programática para essas políticas públicas. Uma das decisões tomadas foi a escolha do dia em que ocorreu o congresso como o Dia do Índio. A partir do ano seguinte, vários países do continente americano passaram a incluir em seus calendários o 19 de abril como dia de homenagem aos povos nativos ou indígenas.

A celebração do Dia do Índio tem como propósito também a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano.

Em Amambai, a programação é extensa e reserva diversos tipos de diversão para as três aldeias – Amambai, Limão Verde e Jaguari – que fazem parte do município. Reunindo dança, música e esporte, os eventos acontecem entre os dias 16, 17, 18 e 19 de abril, sendo organizados por capitães e professores.

Os eventos contam com apoio da Prefeitura Municipal de Amambai, que cedeu todos os equipamentos requisitados pelos organizadores, através da Secretaria de Desporto e Cultura (Sedesc).

Segundo o secretário de Desporto e Cultura (Sedesc) de Amambai, Elton Marques, neste ano foi viabilizada, com amparo da Lei das Diretrizes Orçamentarias (LDO), a participação da Prefeitura na realização do almo em homenagem a data. “Essa é a diferença para este ano, além dos equipamentos, som, troféus e medalhas, a Prefeitura também estará ajudando com a alimentação do evento”, informa.

De acordo com Elton, a programação foi completamente organizada pelos indígenas; a Sedesc apenas teve que oferecer o apoio de acordo com as necessidades dos organizadores das comemorações nas aldeias.

Confira abaixo as programações:

Aldeia Amambai

Na aldeia Amambai, que conta com aproximadamente 8.100 pessoas e está localizada na saída para Ponta Porã, a programação já teve início nesta quarta-feira (15), com apresentações realizadas por alunos e professores indígenas, como o tradicional Guachiré. A abertura contou ainda com desfile da Garota e Garoto Indígena Mirim.

O capitão da aldeia, Italiano Vasques, organizou danças típicas entre os grupos que manifestam essa arte. Os eventos acontecem nos dias 17 e 18, ambos com início às 8h, no barracão localizado próximo as escolas.

Um show com o cantor prata da casa, Roberto Riveros, também acontece durante a noite do dia 19.

A escola estadual Guarani Kaiowá conta com uma programação para todos os alunos durante toda a semana, organizada pela direção, coordenação e professores da unidade escolar. Os três dias de comemoração seguem com festival de desenho e poesia, danças tradicionais no estilo Jeroky, competições de atletismo, teatro e desfile final com trajes típicos.

Solenidades governamentais oficiais também marcarão as comemorações, como a entrega de uma academia de ginástica para a comunidade e a inauguração do Espaço Cultural Indígena.

Jaguari

A aldeia Jaguari, que conta com aproximadamente 370 pessoas e tem como capitão Itamar, realiza também um festival no dia 19 de abril.

O evento conta com almoço e torneio de futebol entre os moradores.

Aldeia Limão Verde

Localizada na saída para a cidade de Tacuru, com aproximadamente 1.610 pessoas, a aldeia Limão Verde terá uma vasta programação para a data.

O capitão Castelão organizou um festival para o dia 19, com início às 8h. Dentro da programação, que acontece na região da casa do capitão, está um almoço com música e um torneio de futebol.

O capitão Valdinez também organizou sua programação, que acontece no barracão da Associação, com show da dupla João Paulo e Cuiabano, a partir das 21h.

A escola Tupã deu início a sua programação na terça-feira (14) que segue até o Dia do Índio. Nesta quarta-feira (15), acontece um evento cultural e, durante a tarde, a partir das 14h30, tem início o campeonato de futsal Semana dos Povos Indígenas, ambos na quadra da escola.

Na quinta-feira (16), a escola realiza uma palestra com os temas Meio Ambiente e Recurso Hídricos, também na quadra da escola às 8h. Após a palestra, segue o campeonato de futsal juvenil nas categorias masculino e feminino.

A partir das 13h, acontece mais uma palestra com o tema Modo de Viver Guarani Kaiowá Reko, Teko, ministrada por Claudemiro Pereira, graduado em Ciências da Natureza. Logo após tem queda de braço e continuidade do futsal adulto e juvenil.

Na sexta-feira (17), a escola conta com apresentação de dança da cultura gaúcha a partir das 8h, continuidade dos campeonatos e palestras sobre: Importância de falar a língua moderna, com o professor e sindicalista Humberto Vilhalva, e Educação Escolar x Educação Indígena, com a coordenadora da Educação Indígena, Elda Vasquez.

No sábado (18), a programação conta com show de calouros e apresentação cultural no barracão e continuidade dos campeonatos na quadra da escola.

Finalizando a comemoração a data, no domingo (19), logo às 7h30 tem corrida de resistência livre, apresentação de atividades recreativas, cabo de força, arco e flecha e futebol suíço no barracão, além da final dos campeonatos na quadra e almoço.

Danças típicas são apresentadas pelos jovens.

Prefeitura cedeu através da Sedesc equipamentos necessários / Foto: Moreira Produções

Dança, palestras, música serão atrações dos eventos / Foto: Moreira Produções

Esportes também fazem parte da programação / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-