23.3 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Confira o que abre e fecha no feriado em Amambai

- Publicidade -

17/04/2015 13h34 – Atualizado em 17/04/2015 13h34

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – A previsão é de dias chuvosos para o final de semana e para o feriado de Tiradentes comemorado neste ano, na terça-feira, 21 de abril. Máxima de 30º e mínima de 14º, são as temperaturas esperadas para passar os dias de folga descansando.

A maioria dos órgãos e empresas marcam na segunda-feira (20), véspera do feriado, ponto facultativo, realizando a conhecida ponte e fechando as portas também durante a data.

O Dia de Tiradentes é um feriado nacional brasileiro instituído em homenagem ao herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido por Tiradentes, uma alusão ao seu ofício de dentista. Tiradentes é considerado um mártir e herói do povo mineiro, por ter sido um grande líder e ter lutado por seu povo e seus ideais, apesar de ser o mais humilde de todos os membros do movimento, foi o que assumiu maiores responsabilidades.

Correios

A Diretoria Regional dos Correios informou o funcionamento das unidades de atendimento do estado durante o feriado de Tiradentes. A programação aplica-se a toda Rede de Atendimento, agências próprias, franqueadas, comunitárias e comerciais.

Durante a segunda-feira (20), o funcionamento da unidade amambaiense é normal. No dia 21, terça-feira, os Correios fecham devido ao feriado, voltando normalmente na quarta-feira (22).

Órgãos Municipais

A Prefeitura de Amambai seguirá decreto municipal e não abrirá as portas em atendimento ao público na segunda-feira (20), bem como na terça-feira (21), feriado em memória de Tiradentes.

Apesar dos pontos facultativos, serviços considerados essenciais como coleta do lixo e atendimento de saúde são mantidos normalmente.

Demais secretarias, centros e coordenadorias fecham as portas já nesta sexta-feira (17) e retornam na quarta-feira (22), em atendimento normal.

Câmara de vereadores

A Câmara Municipal de Amambai também fecha as portas durante o ponto facultativo e o feriado, nos dias 20 e 21 de abril, levando a sessão semanal para a quarta-feira (22), às 8h no plenário Lourino de Jesus Albuquerque.

Poder Judiciário

Órgãos como o Fórum, Cartório Eleitoral, entre outros pertencentes ao judiciário de Amambai, fecham as portas já nesta sexta-feira (17) para o feriado de Tiradentes, retomando os trabalhos apenas na quarta-feira (22).

Bancos

Com o objetivo de auxiliar o cliente bancário durante o feriado, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece sobre o atendimento e funcionamento das instituições financeiras durante o período.

As agências bancárias estarão fechadas para atendimento do público apenas na terça-feira (21). Na segunda (20) e na quarta-feira (22), os bancos abrirão normalmente, não acompanhando outros órgãos. A população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas, além do autoatendimento entre as 7h30 e às 22 horas.

As contas de consumo (água, energia, telefone e etc.) e carnês que tiverem marcados essas datas para o vencimento poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo.

Comércio

Sobre a abertura do comércio durante a segunda-feira (20), não há nada explicito em cláusulas da Convenção Coletiva do Trabalho firmada entre o Sindicato dos Empregados e Sindicato do Comércio.

Apenas no dia 21 de abril, considerado o feriado de Tiradentes, é que os empresários devem manter os estabelecimentos com as portas fechadas. O dia 20 segue como ponto facultativo fica a critério do empresário.

Detran

De acordo com o decreto de Ponto Facultativo divulgado na quinta-feira (16), via Diário Oficial do Estado (DOE), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) não terá atendimento na segunda-feira (20).

Na terça-feira, (21), feriado de Tiradentes, o órgão também não funcionará. O atendimento volta ao normal na quarta-feira (22).

Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com o Detran pelos telefones 3368-0500, no interior, ou 154, na capital.

O horário de atendimento do Detran em Amambai corresponde ao período entre as 7h30 e 13h30.

Confira o que abre e fecha no feriado em Amambai

Chuva é esperada para final de semana e feriado / Foto: Divulgação

Confira o que abre e fecha no feriado em Amambai

Confira o que abre e fecha no feriado em Amambai

Confira o que abre e fecha no feriado em Amambai

Confira o que abre e fecha no feriado em Amambai

Confira o que abre e fecha no feriado em Amambai

Confira o que abre e fecha no feriado em Amambai

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-