24.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Confira o que abre e o que fecha no Natal em Amambai

- Publicidade -

19/12/2014 09h33 – Atualizado em 19/12/2014 09h33

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – O feriado comemorado na quinta-feira, 25 de dezembro, o Natal, bem como sua véspera no dia 24, uma quarta-feira, não apontam tempo de chuva, mas não promete um tempo tão quente, com a temperatura máxima chegando a 31°C e a mínima 14°C.

O significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração anual, que acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro. Natal se refere a nascimento ou ao local onde ocorreu o nascimento (por exemplo, “cidade natal” significa “cidade onde aconteceu o nascimento”). A palavra “natal” significa “do nascimento”.

A festa religiosa cristã celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo. O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado. A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início. O Natal começou a ser celebrado para substituir a festa pagã da Saturnália, que por tradição acontecia entre 17 e 25 de dezembro. A comemoração do Natal em substituição da Saturnália foi uma tentativa de facilitar a aceitação do cristianismo entre os pagãos.

Órgãos Públicos

A Prefeitura Municipal de Amambai, através do Decreto n° 216/2014, publicado em 9 de Setembro de 2014, comunicou à população que os órgãos públicos municipais estarão em funcionamento de expediente interno até o dia 16 de Janeiro.
Este período compreende os setores Administrativos das Secretarias de Administração, Finanças, Indústria e Comércio, Agricultura, Meio Ambiente, Assistência Social, Habitação, Obras, Serviços Urbanos e Fundesc (Fundação de Desporto e Cultura) e as Sedes Administrativas.

As Unidades Básicas de Saúde, serviços urbanos e o PAC (Posto de Atendimento ao Consumidor) realizarão atendimento ao público das 7 horas às 11 horas e das 13 horas às 17 horas, normalmente.

Correios

A Diretoria Regional dos Correios informou o funcionamento das unidades de atendimento do Estado durante o período de Natal. A programação aplica-se a toda Rede de Atendimento, agências próprias, franqueadas, comunitárias e comerciais.

Durante a terça-feira, 23 de dezembro, o funcionamento da unidade amambaiense é normal. No dia 24, até o meio-dia, os clientes podem enviar ou pegar seus pacotes na empresa, mas no dia 25, não haverá funcionamento, voltando no dia 26.

Poder Judiciário

Órgãos como o Fórum, Cartório Eleitoral, entre outros pertencentes ao judiciário de Amambai fecham as portas já neste sábado, 20 de dezembro, voltando apenas no dia 6 de janeiro.

Os munícipes que necessitam de resolver problemas como justificar seu voto, data marcada até o dia 26 de dezembro, devem correr até o cartório até esta sexta-feira, 21, para quitar suas obrigações eleitorais.

Bancos

Com o objetivo de auxiliar o cliente bancário nos feriados do fim de ano, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece sobre o atendimento e funcionamento das instituições financeiras no período de Natal e ano-novo. Os bancos não abrirão ao público no dia 25 de janeiro.

Na véspera do Natal, os bancos estabeleceram horários especiais, seguindo a resolução nº 2.932, que garante ao público um atendimento mínimo de duas horas. Os horários de funcionamento das agências bancárias amambaienses serão das 8 às 10 horas

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nas datas em que os bancos estiverem fechados poderão ser pagos no próximo dia útil, dia 26.

Comércio

De acordo com a Convenção Coletiva do Trabalho firmada entre o Sindicato dos Empregados e Sindicato do Comércio, na Cláusula Quadragésima Quarta, o horário especial de dezembro começou na última quarta-feira, 17 de dezembro onde até está sexta-feira, 19, o expediente vai até às 20 horas, incluindo os dias 22 e 23.

No dia 24 de dezembro o horário é até às 18 horas para o comércio em geral, exceto para o ramo de gênero alimentícios que poderá ficar aberto até às 19 horas, com pagamento de horas extras, voltando ao horário normal no dia 26.

Neste sábado 20, o comércio funciona até às 17 horas, com intervalo de duas horas para o almoço.

Confira o que abre e o que fecha no Natal em Amambai

Funcionamento externo dos órgãos públicos voltam apenas no dia 16 de janeiro / Foto: Moreira Produções

Correios param no dia 25 / Foto: Moreira Produções

Poder Judiciário volta apenas no dia 6 de janeiro / Foto: Moreira Produções

Atendimento interno do banco não funciona apenas no dia 25 / Foto: Moreira Produções

O comércio funciona até às 20 horas durante os dias 22 e 23 / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-