16.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Cooperativa produz por ano 40 t de mel em Amambai

- Publicidade -

21/05/2015 13h43 – Atualizado em 21/05/2015 13h43

22/05 – Dia do Apicultor: Cooperativa produz por ano 40 t de mel em Amambai

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – Em 22 de maio é comemorado o dia do Apicultor, também conhecido como ‘abelheiro’ ou ‘colmeeiro’. O apicultor cria abelhas por hobby ou para comercializar os produtos que são extraídos da colmeia, como o mel, cera, própolis e geleia real.

A apicultura visa a criação das melhores abelhas para que forneçam os melhores produtos em curto espaço de tempo. Constitui uma das atividades mais lucrativas da pecuária, principalmente pelo clima brasileiro ser favorável ao cultivo. Outro fator favorável é a extensa flora brasileira com inúmeras plantas nectaríferas e poliníferas.

Em Amambai

Em Amambai, a Cooperativa de Produtores em Agricultura e Pecuária em Geral (Cooperbai) é a responsável por agregar os apicultores da região. Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Iguatemi, Tacuru e Amambai são as cidades atendidas pela cooperativa.

São 35 apicultores que produzem por ano um total de 40 toneladas de mel. Para o profissional Luiz Carlos Tobias Nunes, que já trabalha com o produto há 30 anos, o curso da apicultura se mantém estável por anos consecutivos em Amambai.

Segundo Luiz, o apicultor não tem a atividade como principal, não se dedicando apenas a isso, mas a produção é a capacidade completa do município. “A produção é um pouco baixa devido as outras atividades exercidas pelos apicultores, mas sempre alcança nossa expectativa”, afirma.

“As abelhas começam a produzir o mel na primavera e terminam no verão, a florada acontece entre agosto e março”, explica. O mel produzido é utilizado em sachês para as escolas dos municípios parceiros e para a venda no comércio local.

Segundo Luiz Carlos, 500 kg de sachês são distribuídos nas escolas por mês e os potes de mel comercializados são de 1 kg, ½ kg, 470 g e 270 g.

Casa do apicultor

A Associação dos Apicultores existe desde 1988, tendo sido fundada por Adolfo Giordani. A Casa do Apicultor foi adquirida em uma parceria entre a entidade e a prefeitura em 2003.

Em 2006, a Associação, que só atendia Amambai, se tornou cooperativa, vindo a ser criada a Cooperbai, podendo atender os municípios vizinhos.

A Cooperbai hoje é presidida por Anilson Correira Ramos, que conta com o vogal, Ivo Vinheto Casagrande, o tesoureiro, Pedro Centenaro, e o secretário, Mário de Melo Soares.

Maiores informações podem ser adquiridas na Casa do Apicultor localizada a rua Benjamin Constant, n.º 1107, centro de Amambai, entre as 7 e 11h ou entre as 13 e 17h e pelo número (67) 3481-4282.

Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Iguatemi, Tacuru e Amambai são as cidades atendidas pela cooperativa.

Anisio (D), presidente da Cooperbai, e o apicultor Luiz Carlos (D/E) / Foto: Moreira Produções

Casa do Apicultor agrega 35 profissionais / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-