31.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Corpo de Bombeiros de Amambai comemora dia do bombeiro

- Publicidade -

01/07/2015 13h47 – Atualizado em 01/07/2015 13h47

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – No dia 2 de julho de 1856, foi assinado por D. Pedro II, o decreto n° 1.775, que regulamentou pela primeira vez o serviço de extinção de incêndios no Brasil.

Nesta época, ao som do badalar dos sinos, os incêndios eram apagados ‘mão-a-mão’, ou seja, era feita uma corrente de civis, ficando o primeiro à beira de um poço enchendo os baldes de água e os demais, passando adiante.

Os bombeiros desenvolvem muitas outras funções, além do combate ao fogo. Eles socorrem vítimas de catástrofes naturais, resgatam cães e gatos presos em árvores ou telhados, e também atendem chamados para capturar animais soltos que oferecem perigo à população, como leões que fogem de circo, cobras, aranhas, entre outros.

Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio

Em homenagem a data, o 16º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Amambai está realizando a Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio entre os dias 28 de junho e 4 de julho. A semana ocorre para que os profissionais possam interagir com a comunidade, mostrar o trabalho que eles realizam ao longo do ano e, principalmente, alertá-la quanto à importância da prevenção e risco de envolvimento em incêndios e acidentes.

Segundo o comandante Romiran Oliveira Cerqueira, os alunos das escolas do município foram convidados para que junto com seus professores acompanhassem a programação que contou com oficinas de demonstração de rapel, visita a viatura de resgate, conhecimento de materiais utilizados, da sala de computador e rádio ocorrência e foto no caminhão.

Ainda na programação, o efetivo de Amambai participa nesta quinta-feira (2) em Ponta Porã de uma formatura com entrega de medalhas para bombeiros e atividades voltadas ao lazer e a comemoração.

“Temos apenas o que comemorar nesta data, estamos atendendo agora com um padrão de excelência de 90%, não contamos com deficiências, apenas com melhorias necessárias”, afirma.

Alvarás

Agora, com maior número de efetivo – em maio, somaram ao efetivo mais nove bombeiros, totalizando 24 profissionais lotados em Amambai, a unidade vem atendendo ainda mais a população. Os alvarás de funcionamento, onde apenas casas residenciais são isentas, estão sendo fornecidos com maior agilidade.

De acordo com Romiran, neste ano já foram entregues 614 deles, sendo que a prefeitura de Amambai não pode liberar o uso sem a vistoria dos bombeiros. “Desde 2013, quando a lei 4335 foi regulamentada, os bombeiros ganharam mais autonomia e puderam tornar a necessidade do alvará e a vistoria mais rigorosa, mas poucas instituições do município não os possuem agora”, explica.

16º SBM

O 16º Subgrupamento de Bombeiros Militar em Amambai ganhou sede própria em 20 de dezembro de 2006, quando ainda pertencia ao grupamento de Ponta Porã.

Hoje, os bombeiros do 16º SBM atendem as cidades de Amambai, Tacuru, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia e Aral Moreira, com um efetivo de 24 militares.

Além do serviço operacional, como atendimento de incêndios e acidentes, resgates na água, retirada de animais de locais impróprios e extermínio de insetos, a maior demanda de serviços do subgrupamento é a de vistoria técnica em empreendimentos, afirma o comando local.

Os atendimentos prestados pelo 16º SBM de Amambai podem ser solicitados pelos telefones (67) 3481-4533 e 193. O horário de funcionamento administrativo é das 7h30 às 13h, além da equipe de serviço que tem um regime de 24h de trabalho e 72h de folga.

Corpo de Bombeiros de Amambai comemora dia do bombeiro

Oficinas de demonstração de rapel, visita a viatura de resgate, conhecimento de materiais utilizados, da sala de computador e rádio ocorrência e foto no caminhão estão sendo oferecidas / Foto: Moreira Produções

A maior demanda de serviços do subgrupamento é a de vistoria técnica em empreendimentos / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-