23.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Dois amigos, uma viola, um violão e a música raiz

- Publicidade -

22/07/2016 13h26

A dupla amambaiense Henrique e Rodrigo sonha em levar a música caipira e o nome da cidade de Amambai para todo país

Fonte: Da Redação

Amambai (MS)- A viola caipira pode ser considerada o mais folclórico dos instrumentos musicais brasileiros, sendo cercada de lendas e superstições, além de remeter a vida simples das áreas rurais do nosso país, local onde o instrumento foi originalmente cultivado. Apesar de tudo isso, atualmente a viola tem sido pouco valorizada, tornando-se cada vez mais escassa a presença de violeiros levando a música raiz pelo Brasil.

Resistindo a isso e indo na contramão do sertanejo universitário – um dos mais populares ritmos no Brasil – , os amambaienses, Thiago Henrique Steffen e Rodrigo Aparecido Fedatto, formaram recentemente a dupla de sertanejo raiz, Henrique e Rodrigo, que está levando o som da viola caipira para os quatro cantos de Amambai e também para outros municípios.

“Antes de formarmos a dupla, nós conversamos e chegamos a conclusão de que em hipótese alguma fugiríamos da música raiz em nossos shows, porque isso faz parte da nossa história e temos que valorizá-la”, disse Thiago, que na dupla, é o violeiro Henrique.

Tanto Henrique quanto Rodrigo, viveram parte de suas vidas em propriedades rurais de Amambai, o que, segundo eles, influenciou na paixão pela música e viola caipira.

Formação da dupla

A dupla Henrique e Rodrigo foi formada em fevereiro desse ano com intuito de disseminar a sonoridade e cultura da música caipira, que, segundo eles, marcou suas vidas por ser rica em poesia e melodia.

Tanto Henrique quanto Rodrigo já haviam formado dupla com outras pessoas, porém com nenhum dos dois tinha dado certo. “Já viemos de outras formações que não deram muito certo, mas estamos muito confiantes, até porque temos os mesmos gostos e a mesma visão”, disse Henrique.

Segundo a dupla, para a escolha do nome artístico, fugindo um pouco dos tradicionais nomes de duplas de música caipira, que normalmente são acrescidos da palavra viola, serve para causar um pouco de surpresa nas pessoas.

“Quando ouvem o nome da nossa dupla, já pensam em dois caras que vão chegar cantando sertanejo universitário, mas quando aparecemos, com o Henrique carregando sua viola e eu com meu violão, as pessoas ficam surpresas”, contou Rodrigo.

Influências

Por se tratar de uma dupla tipicamente caipira, as influências presentes em suas músicas não poderiam fugir dos clássicos do sertanejo caipira, como Tião Carreiro e Pardinho, Ronaldo Viola e dos violeiros mais atuais como Tião Carreiro e Capataz, Breno Reis e Marco Viola, entre outros. “Temos bastante essas influências clássicas, mas a dupla que nos inspiramos mesmo é a Goiano e Paranaense”, disse Henrique.

Relação com o instrumento

Como todo músico, a dupla revela que a relação com seus instrumentos é de muito amor. Eles afirmam que seus instrumentos são praticamente tudo em suas vidas, ficando apenas atrás da importância que Deus tem na vida dos dois.

“Os nossos instrumentos significam muito para nós, não podemos falar que eles significam tudo, porque o tudo em nossas vidas é Deus, mas tanto a viola quanto o violão nos traz uma paz de espírito tão grande, nos tira todo o stress do dia, faz com que nos sintamos tão bem”, disse Henrique.

Segundo ele, seu primeiro contato com a viola se deu há cerca de quatro anos, quando foi visitar um amigo que tinha uma viola em casa, e este a apresentou a Henrique, que logo a primeira vista, criou um forte laço com o instrumento.

“Eu já arranhava no violão, mas confesso que nunca me dei bem com ele; mas quando eu fui na casa desse amigo que tocava viola e ele me mostrou, eu fiquei encantado e quis aprender a tocar, de início pensei que não conseguiria, mas aprendi e sou apaixonado pela sonoridade desse instrumento”, conta Henrique.

Já Rodrigo, além de violão, toca também bateria e sanfona. Segundo ele, seu contato com os instrumento começou na adolescência, quando quis aprender a tocar instrumento para poder fazer parte do coral de sua igreja.

“Eu toco os três instrumentos, mas posso afirmar que, em parte, gosto mais da bateria, só que não dá pra eu pegar a bateria e colocar numa rodinha de amigos para fazer uma música, já com o violão podemos fazer isso, tornando os momentos ainda mais agradáveis”, afirmou Rodrigo.

Interesse comercial

Henrique e Rodrigo, não divergindo de outros músicos, sonham em levar a sua música e a história da viola caipira, bem como o nome da cidade de Amambai, para fora da extensão do município e até mesmo do Estado, acreditando sim que é possível um dia viver da música.

“Nós tocamos por amor, mas temos sim interesse de levar nossa música para mais pessoas, até fora de Amambai e quem sabe até fora do Estado, mas sabemos que a música raiz tem a aceitação de um público bem menos, mas ainda assim, não perdemos a esperança de um dia viver da música”, disse Henrique.

A dupla já realizou shows em vários lugares da cidade e também em Antônio João, onde tocaram na festa de comemoração do aniversário do município e estão abertos a novos convites, basta entrar em contato pelos telefones: (67) 9 9690-5077 ou (67) 9 9667-9561.

Veja abaixo uma música apresentada pela dupla:


Henrique (E) e Rodrigo. / Foto: Moreira Produções

Dois amigos, uma viola, um violão e a música raiz


- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

20 de Abril – Dia do Disco

- Publicidade-