14.8 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Dourados sedia lançamento nacional do plantio da soja nesta quarta-feira (24)

- Publicidade -

23/09/2014 15h27 – Atualizado em 23/09/2014 15h27

Fonte: Famasul

Com 146 mil hectares destinados à produção de soja, Dourados sedia o lançamento nacional do plantio da safra 2014/15 com a presença do Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Neri Geller. O evento realizado pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja MS, Aprosoja Brasil, Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e Canal Rural, acontecerá no Sindicato Rural de Dourados, às 9h desta quarta-feira (24). Além da abertura oficial da safra, haverá programação técnica voltada aos produtores rurais, profissionais ligados ao setor e estudantes, no dia 25.

Dourados é considerado polo regional do agronegócio, da indústria e do comércio. Faz divisa com municípios de alto potencial produtivo como Itaporã e o maior produtor de grãos do Estado, Maracaju. Além das universidades, o município é privilegiado por ter instalada a Embrapa Agropecuária Oeste e por receber atividades e pesquisas desenvolvidas pela Fundações de pesquisa do Estado, que alavancam a produção agrícola estadual.

Segundo a Aprosoja/MS a produção de soja tende a aumentar e a expectativa é de que a área dedicada à cultura cresça em torno de 5% neste ciclo, passando de 2,1 milhões de hectares para 2,2 milhões de hectares.

Além do ministro, Neri Geller, está confirmada a presença do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, do presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo, do presidente da Famasul, Eduardo Riedel e do presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito.

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, afirma que os produtores rurais devem aproveitar a oportunidade para troca de informações e para apresentar a pujança da região. “Há potencialidades na produção desta região que precisa ser apresentada ao ministro. O evento será uma oportunidade de troca de experiências entre produtores, de enriquecimento técnico e de ouvir os planos do Governo Federal para o futuro do agronegócio”, destacou Zeuli.

No dia 25 serão apresentadas palestras técnicas aos produtores rurais e estudantes do setor com painéis envolvendo orientações para o controle de pragas e estratégias de mercado da soja e do milho. Os primeiros resultados da pesquisa sobre o controle da lagarta Helicoverpa também serão divulgados, com suporte dos responsáveis: Fundação MS, Fundação Chapadão, Embrapa, com apoio da Aprosoja/MS e Seprotur.

Neri Geller | Foto: Mapa

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-