15.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Em audiência pública, candidatos a conselheiros tutelar foram apresentados

- Publicidade -

02/09/2015 13h09 – Atualizado em 02/09/2015 13h09

Em audiência pública, candidatos a conselheiros tutelar foram apresentados

Solenidade aconteceu na terça-feira (1º), no Centro de Eventos da Prefeitura Municipal

Fonte: Decom

Amambai (MS) – A Prefeitura de Amambai, através da SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), realizou nessa terça-feira (01), Audiência Pública com o objetivo de apresentar à população amambaiense os 12 (doze) candidatos ao Conselho Tutelar de Amambai para o quadriênio 2016-2020.

Organizada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), a solenidade também lançou a campanha dos candidatos para o Pleito eleitoral, que acontece em Data Unificada (04 de Outubro) em todo o território nacional.

Silvia Castelon, presidente do CMDCA, destaca a importância da participação popular em relação à escolha do Conselheiro Tutelar. “O CMDCA trabalha de forma a garantir os direitos e deveres da criança e do adolescente e os conselheiros são peça fundamental nesse trabalho. O interesse da população nos mostra que temos mais um forte aliado para o cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

O vereador David Nicoline, que no ato representou o Presidente da Câmara, Jaime Bambil, ressalta: “A iniciativa de realizar uma audiência pública, em virtude de uma recente mudança na legislação, vem de encontro à necessidade que o Conselho Tutelar tem de estar mais próximo da população. Nós, vereadores, vimos a necessidade de desvincular os conselheiros de qualquer interferência política partidária, para que esse seja um processo realizado com lisura e sobretudo com a transparência e autonomia para um melhor trabalho realizado pelos futuros conselheiros”, explica.

Sergio Barbosa, prefeito municipal, destaca as mudanças realizadas ao longo do tempo no processo de escolha para o Conselho Tutelar. “Desde que se iniciou o trabalho do Conselho Tutelar em Amambai, mudanças vem sendo feitas e todas elas contribuindo para a melhoria no processo de escolha e, consequentemente na atuação dos Conselheiros Tutelares do Município”, analisa o prefeito, que completa: “O conselheiro tutelar tem grande responsabilidade e autoridade no território municipal. Por isso, deve ter a preparação necessária para atuar de forma satisfatória nos casos em que haja a necessidade”, finaliza.

Luis Eduardo Sant’Anna, promotor da Infância e Juventude de Amambai, destaca a importância da união de forças entre os poderes, as instituições e a população para a defesa da Criança e do Adolescente. “Essa data é um marco no Município. Significa a evolução do processo democrático para a escolha do Conselheiro Tutelar. Todos os candidatos, após passarem por diversas fases do processo seletivo, agora serão submetidos ao crivo popular, que é a fase mais importante na escolha desse braço direito do Ministério Público, que é o Conselho Tutelar”, pontua.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e é composto por 05 (cinco) membros, que serão eleitos para um mandato de 04 (quatro) anos.

Os candidatos ao Conselho Tutelar de Amambai pelo quadriênio 2016-2020 são:

Ezenir de Oliveira Barbosa

Dirleu Silveira dos Santos Zanetti

Claudia Regina Lovatto Dávila

Sulmara Aparecida de Giacometti

Rosa Linda Rodrigues

Suzana Ulisses da Silva

Marcos Fabiano Buss

Luciana Buhring

Joel Lipe Antunes Penajo

Idevar Chamorro de Aquino

Adriana Gomes Pereira

Marli Arce Vieira

Estiveram presentes na solenidade, secretários municipais, os vereadores Luiz Fernando Fischer, Ilzo Victor e David Nicoline, o vice-prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz Bandeira, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Zanete Rodrigues Borges, o Promotor da Infância e juventude, Dr. Luis Eduardo Sant’anna.

Em audiência pública, candidatos a conselheiros tutelar foram apresentados

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-