16.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Evangélicos são 36,1% da população religiosa em Amambai

- Publicidade -

30/11/2016 08h54

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Nesta quarta-feira (30), é um dia muito especial para os cristãos evangélicos de todo o Brasil, pois é uma das datas em que se comemora o Dia do Evangélico.

O Dia do Evangélico é celebrado em diversas datas diferentes, de acordo com a região e cidade do Brasil, mas a comemoração no dia 30 de novembro foi instituída por decreto pelo ex-presidente Lula no último ano de seu mandato, porém a data é simbólica, pois não configura feriado ou ponto facultativo.

O movimento evangélico, também chamado de movimento protestante, surgiu a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. Lutero atacava duramente a venda de indulgências, ou seja, a obtenção de perdão para um determinado pecado em troca de dinheiro.

No dia 31 de outubro de 1517, Lutero pregou na porta de uma igreja de Wittenberg, na Alemanha, um manifesto com 95 teses em que atacava não só a venda de indulgências, como também outros procedimentos da Igreja Católica, como a negociação de cargos eclesiásticos.

O papa Leão X exigiu uma retratação do padre, ameaçando condená-lo por heresia. Mas Lutero não voltou atrás e rompeu com a Igreja Católica, dando início à chamada Reforma Protestante, movimento que se espalhou pela Europa, impulsionado pela maior flexibilidade religiosa que oferecia.

No Brasil, existem registros da história que o primeiro protestante que esteve aqui foi Heliodoro Heoboano, filho de um amigo de Martinho Lutero. Apenas 32 anos após o descobrimento do Brasil o protestantismo já se fez presente em solos brasileiros.

Mas a história registra que a primeira igreja evangélica fundada no Brasil foi a primeira capela Anglicana e era destinada apenas aos protestantes estrangeiros presentes no Brasil.

Apenas em 1858 foi fundada uma igreja evangélica congregacional de fala portuguesa no Brasil, que é a Igreja Evangélica Fluminense, localizada na cidade do Rio de Janeiro e fundada por um missionário escocês. Desde então, o crescimento das igrejas evangélicas no Brasil é cada vez mais notável e denso.

Evangélicos em Amambai

Segundo dados de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os evangélicos de Amambai somam 36,1% da população religiosa do município, ficando atrás apenas da religião católica, que soma 63,1% de adeptos.

De acordo com o presidente do Conselho de Pastores de Amambai (Copea), pastor Rogério Severino dos Santos, a Cidade Crepúsculo possui cerca de 40 igrejas evangélicas com denominações diferentes. “Nós temos uma gama grande de denominações em Amambai, que no geral são bem unidas; vemos sempre igrejas promovendo eventos onde toda a comunidade evangélica abraça”, afirmou Rogério, que é pastor da igreja Aliança do Avivamento.

Ele ainda afirma que em Amambai, os evangélicos não encontram dificuldade para expressar sua religiosidade. “Não nos deparamos com empecilhos para professar a nossa fé aqui na cidade e isso é muito bom, nós podemos usar espaços públicos e termos nossa liberdade religiosa sem sermos barrados; a maior dificuldade que encontramos é de nos manter como instituição, ou seja, manter nossas igrejas abertas”, disse ele.

A respeito do preconceito que muitos evangélicos sofrem em outras cidades do Brasil ou do mundo, o pastor afirma que em Amambai são poucos os casos.

“Não podemos fechar os olhos e dizer que não tem, mas graças a Deus aqui em Amambai é muito pouco, apenas em algumas instituições de ensino que sabemos que há um certo tipo de perseguição aos que se declaram cristãos, principalmente evangélicos; não podemos nos calar, mas também não podemos discutir, temos que buscar a solução para tal preconceito dentro da lei que nos ampara”, salientou o Rogério. E acrescentou: “Muitas pessoas falam que os cristãos são preconceituosos, mas ninguém lembra que cristãos são ridicularizados, porque se uma pessoa ir a qualquer outro segmento religioso e dar uma oferta é normal, mas quando alguém oferta em uma igreja evangélica já ouve que está engordando pastor, que virou fanático”.

Ao ser indagado a respeito do motivo que gera esses casos de preconceito na sociedade, o pastor afirma que é por conta do que é defendido pelos evangélicos. “Os cristãos, principalmente evangélicos, pregam mais forte sobre a moral, eles se contrapõem a vários costumes da sociedade e isso vai gerar um desconforto das outras pessoas, mas isso é normal”, pontuou ele.

Copea

Conhecido por organizar diversos eventos, como a “Marcha para Jesus” o Copea existe há cerca de 15 anos, mas foi realmente registrado no ano de 2013. Seu principal objetivo é promover unidade entre as comunidades evangélicas de Amambai, dar assistência aos pastores e cumprir um trabalho de evangelização no município.

“Muitos pensam que o Copea só existe para organizar a marcha, mas não é assim, nós realizamos mensalmente um encontro com os pastores para discutirmos sobre as nossas igrejas e qualquer pastor que apresentar uma situação, é montada uma comissão que trabalhará e dará resposta a este pastor”, salienta o presidente do Copea.

Na próxima segunda-feira (5), acontece o culto de posse da nova diretoria do Copea que terá a frente o pastor Marcos Fonseca, da 1ª Igreja Batista. O culto acontece na igreja Aliança do Avivamento a partir das 19h.

O Dia do Evangélico é celebrado em diversas datas diferentes entre elas, o dia 30 de novembro / Foto: Moreira Produções

Em 1517 Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg as 95 teses / Foto: Divulgação

Os evangélicos são 36,1% em Amambai / Foto: Moreira Produções

Pastor Rogério Severino dos Santos, presidente do Copea / Foto: Moreira Produções

Membros do Copea durante carreata na 18ª Marcha pra Jesus que aconteceu em Amambai / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-