29 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Festival internacional leva pesquisadores para bares de Dourados em maio

- Publicidade -

24/04/2017 08h03

Fonte: Portal MS

Dourados (MS) – Nos dias 15, 16 e 17 de maio ocorrem as atividades do Pint of Science, um festival internacional que leva os pesquisadores das universidades para os bares e restaurantes das cidades. O evento acontece em 11 países, em mais de 100 cidades. E, dentre as 22 cidades brasileiras, está Dourados, na qual a programação será coordenada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

Este é o segundo ano em que a Uems coordena o evento no município. De acordo com a professora Isis Faria, que também é coordenadora da região Centro-Oeste do Pint of Science, o Festival representa uma excelente oportunidade de mostrar como a ciência e a tecnologia podem e devem ser discutidas em todos os ambientes.

“No ano passado tivemos um público total de 500 pessoas e acreditamos que deve aumentar a média este ano, pois as pessoas já conhecem o evento. A expectativa é trazer um evento diferente, com temas diferentes, a ideia é sempre mudar de um ano para o outro e abordar coisas mais atuais possíveis. A proposta é que seja mais dinâmico e que tenha mais discussões, por isso, teremos um pesquisador por dia”, ressaltou a professora.

Em 2016, Dourados era a única cidade do Centro-Oeste, este ano Brasília e Goiânia também promovem o Festival. A programação ocorrerá nos restaurantes 14 Bis e Vento Pantaneiro, das 19h30 às 21h, com discussões ministradas por professores da Uems e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O Pint of Science não tem custo de participação e não é necessário realizar inscrição. O evento não emite certificado de participação.

Na segunda-feira (15/05) as palestras serão sobre: “Imprimindo um mundo de coisas” (14 Bis); e “Existe alimento natural?” (Vento Pantaneiro). Na terça-feira (16/05) os participante poderão debater sobre: “Ciência e tecnologia na modernidade líquida” (14 Bis) e “Um robô em minha vida” (Vento Pantaneiro). Para finalizar as ações, na quarta-feira (17/05), as discussões ficarão por conta das temáticas: “Abelhas e a produção de Alimentos” (14 Bis) e “Origens do universo” (Vento Pantaneiro).

Endereços:

14 Bis: R. Hayel Bon Faker, 2425 – Jardim Caramuru

Vento Pantaneiro: R. Hilda Bergo Duarte, 702 – Jardim Caramuru

Pint of Science

O festival tem como objetivo proporcionar debates interessantes, divertidos e relevantes sobre as pesquisas científicas mais recentes em um formato acessível para o público. Tudo isso em ambientes descontraídos como cafés, restaurantes e bares.

O evento foi criado para proporcionar debates sobre tópicos científicos com quem faz ciência. É realizado por voluntários e foi criado por uma comunidade de estudantes de pós-graduação e de pós-doutorado em 2013, na Inglaterra.

Organizado pela primeira vez em 2013, o festival acontece durante três dias anualmente e de forma simultânea em diversos países do mundo. Pint of Science é uma organização sem fins lucrativos que estabelece parcerias pelo mundo a fim de possibilitar a realização desse festival. Confira a programação.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-