23.9 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Fetran teve início nessa quinta-feira (25) em Amambai

- Publicidade -

26/08/2016 08h40

A etapa regional do Fetran acontece entre os dias 25 e 27, no Centro de Eventos da Prefeitura e reúne centenas de estudantes, que participam e prestigiam a etapa realizada em Amambai pelo terceiro ano consecutivo.

Fonte: Redação com informações da Prefeitura Municipal

Amambai (MS) – Aconteceu, na tarde dessa quinta-feira (25), a solenidade de abertura da Etapa regional da 7° Edição do Fetran (Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito de Mato Grosso do Sul). Promovido pela 3ª Superintendência Regional da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Mato Grosso do Sul, com o apoio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da Prefeitura Municipal de Amambai, o Festival é realizado em Amambai durante os dias 25, 26 e 27 de agosto no Centro de Eventos da Prefeitura Municipal.

O evento, que é realizado através da Semed (Secretaria Municipal de Educação), em parceria com o Detrat (Departamento de Transito) e a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) trás para Amambai a etapa que engloba as cidades de Amambai, Caarapó, Aral Moreira e Sete Quedas.

Na solenidade de abertura, foram apresentadas duas peças elaboradas por alunos da cidade de Aral Moreira, que participam da categoria Infanto-Juvenil, sendo uma equipe da escola estadual Fernando Corrêa da Costa e outra, da escola João Vitorino Marques.

“Durante os três dias de festival, serão apresentadas 18 peças teatrais; dessas, nove são de grupos formados nas escolas municipais e estaduais de Amambai”, explica o professor Luiz Cláudio que está à frente da organização do evento, junto à coordenadora de projetos Glauce Mascarenhas e a Atriz e Diretora Geral do evento, Alessandra Tavares.

“Foi maravilhoso ver essas crianças encenando, mostrando o potencial que a nossa cidade tem na cultura (…) fiquei encantada com as duas apresentações”, disse Sandra de Souza, que prestigiou o evento pela primeira vez.

Amambai, que participa pela quarta vez do Festival, conquistou no ano de 2014, vários prêmios, onde os atores amambaienses alcançaram destaque como campeões regionais e estaduais na categoria Infanto Juvenil (Escola Municipal Antônio Pinto da Silva), vice-campeões na categoria Infantil (Escola Municipal Dr. Rachid Saldanha Derzi), melhor atriz regional e estadual (Renata Dourisboure), melhor ator regional (Taylor Henrique) e melhores textos na etapa regional, com a categoria infantil e etapas regional e estadual com a categoria infanto juvenil, ambos de autoria de Luiz Cláudio.

Em 2015, Alunos da Escola Municipal Antônio Pinto da Silva conquistaram 16 bicicletas pela conquista do 1° lugar na categoria infantil com a peça “A Fera do Trânsito” e 1° lugar na categoria infanto-juvenil com a peça “Quer arriscar? então vem dançar comigo.”

As apresentações, realizadas em julho do ano passado, renderam à escola títulos de melhores atores do Estado à vários alunos, em ambas as categorias.

“Será uma etapa emocionante e muito disputada, pois teremos peças de grande porte e muita qualidade, tendo em vista que as cidades participantes também já se destacaram nas edições anteriores do festival”, comenta Glauce Mascarenhas.

Após quase 10 anos da realização do evento, a cidade de Amambai inova como anfitriã, oferecendo oficinas de interpretação e direção para os atores participantes do Festival residentes em Amambai e das cidades visitantes, com a preocupação de disseminar o interesse real pelo teatro. “Participar do festival pode fazer a diferença para os jovens atores, que ainda estão despertando para a área das artes cênicas”, pondera a Secretária Municipal de Educação, Zanete Borges Corrêa.

A atriz e Diretora Geral de peças, Alessandra Tavares, destaca a importância do evento para fomentar a cultura entre os jovens, adolescentes e crianças. “Trabalhamos com os estudantes por que sabemos da importância que a arte e cultura têm na construção do ser. Após ter sido voluntária nos primeiros anos do evento e ainda engajada no Festival, procuramos oferecer oficinas, ensinamentos e incentivar os jovens atores para que carreguem estes valores por toda a vida”, finaliza.

O Festival segue ate o sábado (27), no Centro de Eventos da Prefeitura e tem entrada gratuita.

Veja as fotos da abertura e das primeiras apresentações do 7º Fetran:

O público se encantou com o figurino dos personagens / Foto: Moreira Produções

Fetran teve início nessa quinta-feira (25) em Amambai

A atriz e Diretora Geral de peças, Alessandra Tavares / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-