30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Frio pode ter matado mais de mil bois em propriedades rurais de Coxim

- Publicidade -

29/07/2014 09h11 – Atualizado em 29/07/2014 09h11

Frio pode ter matado mais de mil bois em propriedades rurais de Coxim

Fonte: Coxim Agora

Produtores rurais da região de Coxim contabilizaram ao menos mil mortes de bovinos, nesta segunda-feira (28). Conforme o Sindicato Rural de Coxim, a principal suspeita é de que o gado tenha morrido de hipotermia – quando a temperatura do organismo cai bruscamente de maneira não intencional.

A presidente do Sindicato, Terezinha Cândido Silva, acompanhada da técnica da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), visitou quatro fazendas na zona rural de Coxim. “Os produtores ainda estão contabilizando as mortes. Alguns falam em 800, outros 300 e 200. Ainda não sabemos quantas são, mas passa de mil”, disse Terezinha, informando que nunca haviam sido registrados casos de hipotermia antes nessa região. Há três anos, Mato Grosso do Sul já registrou o mesmo problema, mas na região de fronteira, onde as temperaturas são mais baixas no inverno.

O temor dos produtores da região é que o gado tivesse sido acometido por alguma doença. Exames clínicos, contudo, apontam que o gado morreu devido às baixas temperaturas que atingiram a região, nos últimos dias. Terezinha explica que todas as fazendas em que foram registradas as mortes possuem controle sanitário – aplicação de vacina controlada por técnicos da Iagro – em dia. “Esse fator aumenta a possibilidade de ser hipotermia”.

Terezinha Cândido Silva afirma que, agora, espera uma orientação da Iagro para ajudar os produtores rurais do município. “Vamos ver quais os produtores prejudicados e aí orientá-los”, afirmou a presidente.

Um dos produtores da região, Eduardo Rocha, disse ao jornal Correio do Estado que ainda não contabilizou quantas mortes e não sabe precisar o valor do prejuízo. “Fiquei sabendo que aconteceu em várias propriedades. Nesta terça-feira (29) vou para a fazenda do meu pai, no Pantanal, onde há muitas mortes de gado também”, informou.

Frio pode ter matado mais de mil bois em propriedades rurais de Coxim

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-