16 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

IFMS abre 1.060 vagas em cursos técnicos de nível médio

- Publicidade -

10/10/2015 07h56 – Atualizado em 10/10/2015 07h56

Fonte: Assessoria IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quinta-feira, 8, o edital de abertura do Exame de Seleção, para ingresso de novos estudantes em cursos técnicos integrados de nível médio no primeiro semestre letivo de 2016. O documento está disponível na Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

No total, são ofertadas 1.060 vagas. Pela primeira vez, a seleção abrange os campi Dourados (80 vagas), Jardim (60) e Naviraí (80). As demais vagas são para Aquidauana (120), Campo Grande (120), Corumbá (80), Coxim (80), Nova Andradina (120), Ponta Porã (160) e Três Lagoas (160), conforme a tabela abaixo.

Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula, e possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

O curso possibilita ao estudante cursar a formação básica (ensino médio) e a formação técnica de forma articulada. O diploma terá validade nacional e o habilita tanto a ingressar em cursos de nível superior quanto ao exercício profissional.

Inscrições – Devem ser feitas de 16 de outubro a 13 de novembro, pela Página do Candidato da Central de Seleção. O valor da taxa é de R$ 20,00.

A isenção oferecida ao candidato hipossuficiente deverá ser solicitada mediante requerimento, entre os dias 16 e 23 de outubro. Toda a documentação necessária está disposta no edital.

Ação afirmativa – Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

A opção de cotista (beneficiário de ação afirmativa) deverá ser informada no ato da inscrição.

Seleção – Será realizada no dia 6 de dezembro, nos dez municípios onde o IFMS possui câmpus.

A prova será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. O conteúdo programático está disposto no edital.

O gabarito deverá ser divulgado no dia posterior à seleção. Será eliminado o candidato que tiver obtido zero em qualquer uma das disciplinas.

A previsão é que resultado do Exame de Seleção seja divulgado no dia 16 de dezembro.

Vagas

*Aulas no período matutino e, em alguns semestres, também no período vespertino.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-