22.2 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

João Inácio dos Santos: um dos pioneiros do município

- Publicidade -

28/09/2016 15h17

João Ignácio fez longo percurso até chegar à região de Amambai. Saiu de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e passou pela Argentina.

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Amambai, em seus 68 anos de emancipação político-administrativa, teve sua história marcada por vários homens e mulheres que mesmo não sendo amambaienses, criaram raízes na Cidade Crepúsculo, desbravando e fortalecendo ainda mais o município, como é o caso do gaúcho, que teve sua importância no período de povoamento da cidade, o desbravador João Ignácio Flores dos Santos.

João Ignácio dos Santos, nascido em 24 de janeiro de 1870, fez um longo percurso, saindo de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, passando pela Argentina até chegar à região de Amambai, tendo como meio de locomoção uma carreta de boi, na qual transportava seus mantimentos e sua família.

“Eles vieram pela Argentina, viajaram um bom tempo a pé, de cavalo e carreta de boi, acampavam e cultivavam plantas para poder sobrevivereme quando essas plantas produziam, eles colhiam e seguiam em frente; assim foi a viagem até que chegaram aqui e começaram a habitar a região”, conta Almery Flores dos Santos, neto de João Ignácio.

Almeri ainda conta que o maior atrativo que os avós tiveram para permanecerem em Amambai foi o fato das terras serem boas para a agricultura e terem campos próprios para a criação de gado, como a fazenda Onda Verde. “Meu pai, Bernardino, tinha apenas dois anos quando saíram de Santa Maria e no caminho nasceram mais dois tios meus, isso mostra o quão longo foi o percurso”, lembra Almeri.

O trajeto até Amambai não foi fácil, a viagem que durou anos debaixo de chuva e sol para chegar a uma terra desconhecida, levou João a fazer uma promessa: caso chegasse bem com sua família, mudaria seu nome. E assim o fez, assim que chegou aqui, João Ignácio, que antes se chamava José Ignácio Fernandes dos Santos, trocou seu nome.

Passado certo período, a esposa do desbravador veio a falecer. Ele por sua vez, decidiu vender suas terras na região e seguir sua viagem que findou na região de Três Lagoas, local onde faleceu no dia 15 de outubro de 1942.

João Ignácio deixou seu legado em Amambai como grande desbravador e de espírito aventureiro, atuando em um vasto território que compreende nossa região, sendo homenageado com um monumento na praça da vila Doriane, na década de 90.

João Inácio dos Santos: um dos pioneiros do município

Almeri é neto do desbravador João Ignácio dos Santos / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-