19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Lilico, o cão “Aumigão”, visita alunos da escola Felipe de Brum

- Publicidade -

09/10/2015 21h39 – Atualizado em 09/10/2015 21h39

Fonte: Da Redação

Na manhã desta sexta-feira (9), alunos das turmas de 5º e 6º anos matutino, da escola estadual Cel. Felipe de Brum, da rede de ensino de Amambai, receberam a visita de Lilico, o cão “Aumigão”.

A atividade foi alusiva ao Dia das Crianças, comemorado neste dia na unidade escolar, com esta e outras atividades recreativas e esportivas.

Aumigão Lilico é um projeto filantrópico e sem fins lucrativos que tem por finalidade realizar a Terapia Assistida por Animais (TAA). O protagonista da proposta é um cão Labrador, o Lilico.

O projeto é realizado por Jamenson Signori e Denilson Barbier, presentes na visita, e oportuniza a convivência das pessoas com animais de estimação como uma possibilidade para estimular a sensibilidade, o carinho e também para fins terapêuticos. O empresário da Veterinária Planeta Animal, empresa parceira do projeto também esteve na visita à escola.

Através de visitas realizadas pelo Aumigão Lilico em instituições amambaienses, como a Apae, o Lar do Idoso e escolas, eles levam alegria e possibilitam melhoras na saúde dos visitados.

Na escola, Lilico encantou os alunos, brincou, mostrou o que sabe fazer, obedeceu aos comandos e divertiu a gurizada. A tônica da visita foi a amizade, sentimento abordado pelos responsáveis pelo projeto. “Assim como os cachorros são muito amigos dos homens, as pessoas entre si também devem ser, estimulando a camaradagem e o companheirismo”, falaram eles.

Acompanhou Lilico em sua visita, a cadela Mabi, que está sendo treinada para também fazer parte do projeto. “Nós estamos trabalhando agora com a Mabi, ela vai auxiliar o Lilico nas visitas; por enquanto ela está em fase de dessensibilização, mas logo já vai estar pronta para nos ajudar”, disse Denilson.

Jamenson e Denilson também orientaram os alunos sobre os cuidados necessários com os animais de estimação, sempre buscando a qualidade de vida, tanto dos animais, como das famílias.

Adestramento

Denilson, que é o responsável pelo adestramento do cão, explica que o ensinamento do animal deve ser realizado por etapas. A primeira é a escolha do filhote, em seguida é realizado um forte trabalho de dessensibilização, onde eles levam o filhote para os locais que futuramente irão trabalham a fim de avaliar qualquer reação do animal. Caso o cão apresente reações negativas, como agressividade e irritabilidade, ele não é usado. “O cão passa por um forte treinamento, porque pode acontecer de as pessoas o beliscarem ou pisarem em sua pata, mas ele não pode apresentar nenhum tipo de reação violenta”, afirma o adestrador.

Parcerias e formalização do projeto

A equipe Aumigão conta, além dos amigos, com algumas parcerias, como da empresa Veterinária Planeta Animal, que cuida da parte da saúde do animal; Layla Design, responsável pela publicidade do projeto e GBS Treinamento e Assessoria Organizacional, responsáveis pela organização documental do projeto.

Jamenson ressalta a legalização do projeto. “Nosso projeto possui 100% da documentação necessária; criamos o estatuto e o instituto, além de termos nossa marca registrada e o alvará para podermos trabalhar com o Lilico em nossa residência”, pontua o empresário.

O cão Labrador, o Lilico.

Aumigão Lilico é um projeto filantrópico e sem fins lucrativos que tem por finalidade realizar a Terapia Assistida por Animais (TAA).

Acompanhou Lilico em sua visita, a cadela Mabi, que está sendo treinada para também fazer parte do projeto.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

27 de Março – Dia do Circo

- Publicidade-