32.5 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Moradores elogiam ação da saúde em Aral Moreira

- Publicidade -

15/09/2014 16h43 – Atualizado em 15/09/2014 16h43

Programa “Saúde em Ação” será desenvolvido mensalmente nas regiões com maior deficiência. A princípio, os atendimentos estão concentrados no Bairro Satélite.

Fonte: Da Assessoria

Aral Moreira (MS) – O projeto “Saúde em Ação”, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Aral Moreira, vem recebendo elogios dos moradores especialmente as do Bairro Satélite, região considerada mais populosa e com maior concentração de crianças no município, onde estão concentrados os atendimentos.

Na semana passada, foi realizado no Clube de Convivência da Melhor Idade mais uma etapa do projeto e, a exemplo da primeira edição, atendeu centenas de crianças e gestantes residentes no referido Bairro.

Uma dessas moradoras a elogiar a ação da Secretaria de Saúde foi à dona de casa Eloysa Godoy. Ela levou o filho Anderson Godoy, de 8 anos, e o neto Yuri Godoy, de 1 ano e 8 meses, para o retorno dos atendimentos médicos. “É muito bom essa ação e facilita bastante, porque chegamos aqui consultamos e já pegamos o remédio, tudo no mesmo local. A Secretaria de Saúde está de parabéns pela iniciativa” relata.

Já a senhora Helena que levou os dois filhos e o neto para serem atendidos, já aproveitou a ação para consultar. “Tenho problema de pressão e aproveitei que vim trazer os filhos e o neto e já fiz uma consulta com a médica. Recebi todos os atendimentos e já fui medicada” conta ela.

Outra a exaltar a importância da ação, foi à dona de casa Florência Pires, que esteve acompanhada dos dois filhos – um de 3 meses e o outros de 9 anos.

Para ela, além dos atendimentos, a ação é uma importante ferramenta de conscientização para as crianças. “Nós adultos muitos vezes não temos o hábito de tomar todas as vacinas recomendadas ou até mesmo ir ao dentista. Por isso, a importância desse trabalho, porque vai conscientizar as nossas crianças sobre a importância de tomar todas as vacinas, fazer os exames e procurar o dentista regularmente e manter uma boa limpeza dos dentes e do corpo” disse.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Elaine Aparecida Soligo, a ação, que a principio vem sendo desenvolvida no Bairro Satélite, tem como objetivo melhorar alguns indicadores da saúde em algumas regiões com maior deficiência.

Para desenvolver os atendimentos, a Secretaria de Saúde do município mobilizou grande parte do seu quadro de profissionais de saúde, dentre eles, médicos, enfermeiros, nutricionista, farmacêutico, fisioterapeuta, técnicos em enfermagem, agentes de saúde, auxiliares administrativos, entre outros.

Para desenvolver os atendimentos foi montando um verdadeiro consultório móvel, sendo realizado levantamento nutricional, consultas com clínicos gerais, distribuição de vitaminas e remédios prescritos no momento, bem como, atualização da carteira de vacinação e o levantamento da documentação disponível junto à secretaria responsável.

Na ação, além dos atendimentos na área da saúde também são distribuídos alimentação as crianças e responsáveis que participaram das atividades. Alimentação esta preparada pela nutricionista do NASF, Thays Bertoncello e equipe capacitada para isto.

A Secretária Municipal de Saúde, Elaine Aparecida Soligo, exaltou a importância da ação junto à comunidade. “Temos registrado um aumento de mortalidade infantil em nosso município, e muitos desses casos estão relacionados à desnutrição. Para isso, não basta apenas dar uma alimentação a essas crianças e jovens, temos que fazer um rastreamento e oferecer uma melhor saúde a elas. E, esse é o propósito desse projeto, elevar a qualidade da saúde pública do nosso município, com atenção especial a nossas crianças” disse.

De acordo com a secretária, a ideia é expandir esses atendimentos para outras regiões do município. “Por apresentar maior deficiência, os atendimentos na região do Bairro Satélite serão desenvolvidas mensalmente”relata. “Esse projeto será inserido nas demais regiões do município conforme indicadores de saúde que apresentarem maior deficiência” conclui.

Moradores elogiam ação da saúde em Aral Moreira

Moradores elogiam ação da saúde em Aral Moreira

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-