20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Mortes por gripe em MS voltam a aumentar e chegam a 20

- Publicidade -

21/06/2018 16h14

Fonte: Portal do MS

Boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (20) mostra que o número de óbitos causados pela Influenza em Mato Grosso do Sul chega a 20, em 2018. O total fica a frente do número registrado em todo o 2017 no Estado, com seis.

Se comparado ao boletim divulgado no dia 15 passado, o total foi de 17 para 20. No início do mês a quantidade registrada somava 15.

Os tipos que mais tem feito vítima são o H1N1 com sete no total e o H3N2 com oito. A maioria dos casos se concentra na capital. São três óbitos por H1N1, seis por H3N2, dois por Influenza B.

Chapadão do Sul, Nioaque, Coxim e Costa Rica, registram uma morte cada no tipo H1N1. Aquidauana e Naviraí tem um caso de óbito por H3N2 cada.

Costa Rica, Coxim e Três Lagoas possuem um caso cada de morte por Influenza A não subtipado.

Os casos notificados de Influenza em MS somam ao todo 580.

Dourados não tem casos confirmados da doença até o momento.

Os mais atingidos foram idosos, pacientes de doença cardiovascular crônica e pacientes de diabetes mellitus.

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. O maior gravidade da infecção pelo vírus influenza são as complicações como pneumonias, dificuldades respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

A campanha de vacinação contra a doença segue até o dia 22 de junho, em todo o país. A mesma foi estendida pela Ministério da Saúde após baixa procura dos grupos considerados de risco.

Fazem parte desses grupos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), profissionais da área da saúde, comunidade indígena, idosos (60 anos ou mais), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

A dose deve ser solicitada nos postos de saúde.

Foto: Ilustração

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-