29.6 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Natal de Luzes de Amambai terá decoração cenográfica

- Publicidade -

23/11/2014 20h42 – Atualizado em 23/11/2014 20h42

Feira de artesanatos e apresentações culturais durante a festa natalina, também devem atrair milhares de pessoas à praça central

Fonte: Da Assessoria, com edição da Redação

A Prefeitura de Amambai, através da Fundesc (Fundação de Desporto e Cultura), em conjunto com a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) realiza no dia 7 de dezembro o lançamento do Natal de Luzes. O evento é seguido pela realização do 6° Festibai, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de dezembro e deve atrair milhares de pessoas à Praça Cel. Valêncio de Brum.

A decoração natalina, tradicional no município e que será formada por cerca de 400 peças, foi elaborada por Luiz Claudio Ferreira e está sendo executada por uma equipe da Semsur composta de cerca de vinte pessoas, responsáveis pela execução (estruturação de ferragem) e acabamento das peças.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Vilmar Cubas, a equipe da Semsur está trabalhando incansavelmente, dedicada a executar o projeto da melhor maneira, para que assim o resultado seja satisfatório. “O projeto, criado pelo Luiz, está em fase de acabamento e com certeza será uma das mais belas decorações natalinas que Amambai já teve”, comenta Vilmar.

A partir da segunda-feira (24), as peças começarão a ser instaladas na área central. Serão utilizados 3.800 metros de luzes de LED nas cores branca e azul, além de 200 barras de vergalhões de ferro.

Decoração terá foco cenográfico

Segundo Luiz Claudio, que é responsável pela criação e desenvolvimento do projeto Natal de Luzes pela terceira vez em Amambai, o foco da decoração natalina deste ano será a cenografia, diferente do ano anterior, em que foi usada uma decoração de impacto noturno, as peças serão revestidas em tecido e luzes, além de esculturas em ferro. O grande diferencial será uma imponente árvore de 22 metros de altura, decorada com luzes de LED. Ela será instalada no canteiro central, próximo à praça.

O Natal é um período em que as pessoas se abrem a um clima diferente, de solidariedade, proposto tanto pelo sentido religioso da data, quanto pela proposta comercial em si, a troca de presentes. “Temos a intenção de brincar com o lúdico, no sentido das iconografias natalinas, sem esquecer o sentido religioso, inserindo as tradicionais caixas de presentes, pois o hábito da troca de presentes é um hábito muito bacana desta data”, pondera Luiz Claudio.

Além de decorar a Praça Cel. Valêncio de Brum e toda a área central do Município, serão instaladas peças natalinas nas entradas da cidade sentido Caarapó e Tacuru.

Noite terá apresentação do Coral Municipal, chegada do Papai Noel e atrações culturais

Apresentações culturais marcarão a noite solene. Entre elas a do Coral Municipal. O projeto é mantido pela Prefeitura Municipal através da Fundesc e Semed (Secretaria Municipal de Educação) e conta com o apoio de diversas secretarias municipais. Foi idealizado pela professora Zanete Borges Corrêa e é formado em sua maioria por funcionários públicos, além de contar com colaboradores de diversas entidades, como o 17° RC Mec.

Com o intuito de trazer inovações e desenvolver apresentações musicais contextualizadas, o Coral Municipal irá apresentar aos presentes uma cantata natalina, abrilhantando a solenidade festiva.

“Temos como prioridade para o Natal de Luzes, valorizar as expressões artísticas e culturais do nosso município. O Natal de Luzes será, acima de tudo uma bonita festa para a família amambaiense.”, esclarece Elton Marques, presidente da Fundesc.

Acontecerá ainda a tão esperada e tradicional chegada do Papai Noel, que trará doces para as crianças, firmando ainda mais o espírito natalino aos que se fizerem presentes.

Feira de artesanatos é opção para presentes

Proporcionar um clima familiar é o objetivo da festa natalina deste ano, que terá, entre atrações, a feira intitulada “Presentes feitos com amor” de produtos artesanais confeccionados por membros da associação de artesãos de Amambai. A campanha pretende estimular as pessoas a presentearem seus amigos e familiares com artesanatos locais. “O presente, não importando o quanto tenha custado, ganha um valor muito maior quando é ofertado com amor. E este valor se torna ainda maior quando é fabricado por mãos cuidadosas e sensíveis. Isso representa bem o espírito Natalino” defendem os artesãos.

As festividades seguem com a realização do Festibai, que acontece do dia 08 a 10 de Dezembro e pretende atrair milhares de pessoas à Praça Central de Amambai.

Prefeito Municipal Sergio Barbosa e o Vice-prefeito, Dr. Bandeira, durante entrega da chave da cidade ao Papai Noel, em 2013

Cerca de 20 pessoas ligadas à Semsur trabalham na montagem e acabamento das 400 peças; na foto, Sérgio Barbosa e o secretário Vilmar Cubas

Coral Municipal, formado em sua maioria por funcionários públicos, farão apresentação natalina

Pela terceira vez, Luiz Claudio Ferreira é o responsável pela criação da decoração natalina em Amambai; o tema terá foto na cenografia

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-